Atletismo | Correio do Estado | 28/12/2017 12h16

De estreantes a veteranos, Estado terá 135 corredores na São Silvestre

Compartilhe:

A São Silvestre 2018 terá 135 corredores de Mato Grosso do Sul, de acordo com a organização da prova. O Estado terá representantes na elite e entre os corredores amadores na prova de rua mais tradicional da América Latina.

A largada da São Silvestre será a partir das 7h20min (MS) do próximo domingo, na Avenida Paulista, em São Paulo (SP). O número oficial de participantes é de aproximadamente 30 mil pessoas, relação que não contempla os "pipocas", que percorrem o trajeto sem se inscrever.

Uma das corredoras por Mato Grosso do Sul será a empregada doméstica Rosinha Conceição, 39 anos. A atleta perdeu as contas de quantas edições da São Silvestre já disputou. "Acho que já participei de cinco ou seis provas", estima.

Embora não viva apenas do esporte, Rosinha é uma das corredoras de maior destaque do Estado. A empregada doméstica participou da corrida no ano passado e cruzou a linha de chegada na 70ª posição geral do naipe feminino, com tempo de 1h13min33.

"Espero fazer uma boa prova e melhorar a performance do ano passado. Não posso ditar muito a colocação, mas quero ficar entre as 60 primeiras", diz.

Rosinha ficou de fora da São Silvestre por três anos. Em sua participação anterior a do ano passado, em 2012, concluiu o percurso no 57º lugar, após 1h10min59.

A atleta precisou sair de Mato Grosso do Sul para intensificar sua preparação e disputou provas em Cuiabá (MT) e Rondonópolis (MT). "Não me preocupava muito com a colocação. A intenção foi pegar um ritmo maior de corrida, estar ao lado das melhores corredoras".

A empregada doméstica tentará desafiar a tradição das atletas africanas. Entre as mulheres, uma das atrações será Birhane Dibaba, da Etiópia, que foi campeã da Maratona da Tóquio em 2017. A campeã da São Silvestre 2016 foi a queniana Jemima Sumgong.

ESTREIA

Entre os amadores que vão disputar a São Silvestre por causa da paixão pela corrida de rua está o professor de educação física Maxwell Pereira, 30. Adepto ao esporte há cerca de três anos, ele fará sua estreia na competição.

"Só de completar a prova já será uma vitória. É uma corrida de festa, para curtir e sentir o gostinho de participar de uma prova nacional", explica.

Mesmo que fora da elite, Pereira cumpre rotina rígida de treinamentos. São três sessões de corridas por semana, com cronograma que intercala atividades de ritmo, intensidade e repetição.

O professor de educação física faz parte do grupo de corrida Percurso Livre, comandado por André Milani, 38. Segundo ele, aproximadamente 20 participantes da equipe vão para a São Silvestre este ano.

"Todo ano vão corredores do grupo. É a prova de rua mais tradicional do Brasil. Todo amador deve ter essa experiência ao menos uma vez na vida, de correr ao lado de 30 mil pessoas", acredita.

O percurso da São Silvestre tem 15 quilômetros e sofreu ajustes para aumentar a área de dispersão. O primeiro é na largada, que será próximo à Rua Frei Caneca, à frente do local do ano passado. O outro foi no Centro, na região do Largo o Arouche.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS