Atletismo | Da Redação/Com Dourados Agora | 14/11/2014 22h08

Homenagens a Manoel de Barros marca abertura de Maratona

Compartilhe:
Reitor da Universidade, professor Damião Duque de Farias, falou da saudade que fica da poesia, da arte e da vivência de simplicidade Reitor da Universidade, professor Damião Duque de Farias, falou da saudade que fica da poesia, da arte e da vivência de simplicidade (Foto: Divulgação)

Dourados (MS) - Uma homenagem ao maior poeta de Mato Grosso do Sul, Manoel de Barros, deu um tom especial e emocionado na abertura da Maratona Cultural que acontece na Unidade 2 da UFGD, reunindo leitura, literatura, música e gastronomia. O reitor da Universidade, professor Damião Duque de Farias, falou da saudade que fica da poesia, da arte e da vivência de simplicidade. “Em todos esses anos, Manoel de Barros foi um farol de como devemos ter estética na arte e na vida”.

Damião também agradeceu o empenho da equipe da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, que ampliou neste ano a atividade, reunindo três eventos num só, agregando ações e integrando as pessoas. “É preciso fôlego e dedicação para realizar esse conjunto de atividades importantes, que oportuniza à cidade e à comunidade universitária apresentar seus talentos e suas artes de alto nível. A Maratona Cultural promove esse crescimento acadêmico e de pessoas”.

A professora Célia Regina Delácio Fernandes, Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UFGD, destacou que o maior desafio foi trazer professores e alunos da rede de ensino até a Unidade 2, para participarem de oficinas, minicursos e apresentações. “Mas nós conseguimos e entendemos que a arte e a ciência dialogam muito bem”. No final de sua fala, a professora declamou ‘Brincadeiras’, de Manoel de Barros, “uma homenagem a pássaros e palavras”.

Gil Ésper, coordenador de Cultura da UFGD, relembrou a ampliação do evento este ano, incluindo muitas novidades, e agradeceu a participação da comunidade acadêmica, dos expositores, dos participantes das barracas de comidas típicas, dos músicos e compositores e das escolas da rede de ensino da região. Gil também declamou um poema de Manoel, ‘O Apanhador de Desperdícios’.

Outras homenagens - O poeta douradense Emmanuel Marinho declamou ‘Poeminhas pescados numa fala de João’, em homenagem ao poeta. O professor da UFGD e pesquisador da obra de Manoel de Barros, Renato Suttana, declamou uma poesia inédita em homenagem também ao considerado amigo. Além das declamações, dois acadêmicos do curso de Artes Cênicas, Talisson Angel e Alexandre Porto, fizeram uma intervenção baseado no poema ‘Manoel por Manoel’.

Manoel de Barros fez da difícil tarefa de escrever poesia, uma arte de palavras simples e fluidas, tornando-se o maior representante da literatura de Mato Grosso do Sul e um dos grandes nomes do Brasil. A obra do poeta, que nasceu em Mato Grosso, mas criou-se em Mato Grosso do Sul, é tema de pesquisa em todo o mundo e, como não poderia deixar de ser, por sua maior proximidade territorial, é a base de estudo de vários docentes da UFGD.​

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS