Aventura | Da Redação | 12/04/2019 11h42

Bonito será sede do Desafio da Boiadeira de corrida em trilha

Compartilhe:

Os percursos já estão definidos, misturando asfalto e terra. Passando por mata fechada, erosões, pedras e subida em morro. Serão duas categorias de corrida em trilha: 5 e 10 quilômetros. Aventura e adrenalina garantida. No dia 19 de maio, a Capital do Ecoturismo de Mato Grosso do Sul, Bonito, acontece o Trail Run Desafio da Boiadeira 2019. O percurso da prova será predominantemente de chão batido (estrada de chão).

A organização do evento afirma que o Desafio Boiadeira era para ter sido realizado em abril, mas foi adiado para o mês seguinte, com objetivo de não coincidir com datas de outras competições em Mato Grosso do Sul.

“A prova já existia na cidade há dois anos (antes apenas em percurso de asfalto). Alteramos o percurso e adicionamos um pouco de aventura e belezas. As mudanças são justamente para os participantes conhecerem um pouco da natureza preservada”, explica Allan Velcic, proprietário da Empresa Rota Aventura – Roteiros de Bike e organizador do evento.

“Haverá um grande suporte, não só na parte dos pontos de apoio com água, mas ofereceremos também isotônico, os quais os atletas vão poder consumir ao longo do percurso. No final, será servida uma mesa de frutas e muita história para contar na linha de chegada”, ressalta Greyk Goulart, ex-secretário de Esportes de Bonito e, hoje, proprietário da G2 Esportes e organizador do evento.

“A junção da G2 Esportes e Rota Aventura é justamente para fazer dessa prova uma referência no estado. O sucesso de um evento, seja de pequeno ou grande porte, está na estrutura e na atenção que se tem com o atleta. A nossa equipe se preocupa muito com a segurança de todos os participantes e com o bem-estar deles durante o percurso. Não podemos deixar de lado o respeito com o meio ambiente. Depois da prova, serão realizadas vistorias no percurso e limpeza”, completa Gourlart.

“Nosso objetivo é que a competição fique marcada positivamente na vida dos atletas e que já pensem na prova do ano seguinte”, finaliza Velcic.

As inscrições podem ser feitas até 30 de abril (clique neste link para se inscrever). Inscrições para atletas acima de 60 anos devem ser realizadas através de contato por e-mail (desafiodaboiadeira@gmail.com). É necessário o envio de documento comprobatório.

Percurso 5 km (Vídeo: Divulgação/G2 Esportes)

Percurso 10 km (Vídeo: Divulgação/G2 Esportes)

Informações

Desafio Boiadeira 2019 – 19 de maio

- 7h - Início da concentração
- 7h30 - Orientação sobre o percurso
- 7h40 - Aquecimento
- 8h - Largada
- 9h30 - Início da entrega de premiação
- 11h – Encerramento

Retirada de kit: 18 de maio 2019 das 14h às 20h
Local: Praça da Liberdade

Será entregue mediante a apresentação (comprovante de pagamento/documento pessoal). Terceiros poderão retirar apresentando o comprovante de pagamento do titular.

Mais informações pelos telefones: (67) 99100-6541 (Greyk Goulart) / 98459-7900 (Allan Velcic).

Premiação

Medalhas a todos participantes das provas 5 e 10 km.
• Troféus do 1º ao 3º primeiros colocados de cada categoria da prova 10k.
• Premiação em dinheiro do 1º ao 5º colocado na classificação geral da prova de 10km.
• Troféus do 1º ao 5º colocado na classificação geral da prova de 5k.

Inscrições: www.g2esportes.com.br

Kit do atleta (Foto: Divulgação/G2 Esportes)

Troféu e medalha (Foto: Divulgação/G2 Esportes)

Confira seis dicas para quem correrá a primeira prova de trail

1 – Primeiros passos

Por mais experiente que você seja, é importante procurar uma assessoria esportiva que trabalhe com trail run. As técnicas utilizadas no asfalto nem sempre são úteis entre pedras, galhos, lama e outras adversidades. Além disso, o treinamento é diferente daquele direcionado às ruas.

2 – Treinos puxados

Como não é tão simples encontrar trilhas para treinar durante a semana, você pode incluir rotinas em subidas e descidas (escadas também vale) para ganhar condicionamento. Aos finais de semana, opte por esse treino em pisos irregulares – vale (até) a areia da praia, florestas e trilhas. É importante focar, também, em treinamentos no terreno predominante na prova escolhida. A musculação é outro ponto fundamental – principalmente, dos membros superiores, que costumam ser mais exigidos no trail run. É recomendado, pelo menos, duas vezes por semana.

3 – Estreia

Para fazer sua primeira prova em trilhas, é aconselhável começar leve, com provas, por exemplo, de 6 km. Há uma grande variedade de opções de distância, que vão de 12 km a até 100 km. Vale lembrar que as corridas de trilha, aventura ou montanha são diferentes.

4 – Mudança de pensamento

Ao ingressar no mundo do trail run, é preciso mudar um pouco o pensamento. É normal andar, trotar e correr em um mesmo quilômetro em uma prova de trilha. Com uma boa orientação profissional, você acaba por absorver esse pensamento e, assim, progride na modalidade.

5 – Preparação

A adaptação completa de um corredor para o trail run pode variar, mas dura, em média, seis meses com uma rotina de treinamento específica.

6 – Equipamentos indispensáveis

Diferente da corrida de rua, onde apenas calçar o tênis e vestir uma roupa confortável é necessário, alguns itens são fundamentais para o novo desafio. Os tênis, por exemplo, têm o solado diferente dos tradicionais modelos de corrida.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS