Badminton | Da Redação | 03/06/2019 08h00

Treinadora de Seleção Brasileira de Badminton ministra curso em Campo Grande

Compartilhe:

Profissionais de Educação Física receberam Curso de Badminton durante programação da Semana Mais Esporte, realizada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Ministrado pela treinadora da Seleção Brasileira de Badminton, Norma Rodrigues, a capacitação foi dividida em dois dias após um aulão que contou com a participação de crianças da Rede Municipal de Ensino (REME) de Campo Grande.

Norma trabalha na Confederação Brasileira de Badminton desde 2012 e conta que viaja o Brasil inteiro para realizar esse trabalho. A treinadora parabeniza a iniciativa e diz que a enxerga com extrema felicidade. “Aqui a gente está abordando não só as crianças, mas a gente está buscando também a qualificação e capacitação de profissionais que já trabalham, ou então que ainda não trabalham com a modalidade, mas já estão com vontade de ingressar”.

Uma das pessoas que participaram do curso é Natalia Jacome, acadêmica do 3º semestre de Educação Física, que já tinha contato com o Badminton por meio de um programa de iniciação à docência. Ela diz que a experiência foi incrível. “A professora Norma ensinou bem como que a gente realiza os fundamentos, para poder passar para os alunos. Ensinou a técnica certa do movimento, então foi bem bacana já que eu não tinha essa vivência”.

(Foto: Divulgação/CBBd)

A estudante ainda diz que é importante aprender modalidades fora das quatro mais tradicionais – Handebol, Voleibol, Basquete e futsal – para poder trabalha-las dentro das escolas.

A treinadora vê o desafio de inserir um esporte como o Badminton, diferente destes quatro de maior tradição, com vantagens e desvantagens. “A desvantagem é que ele não é conhecido. Por isso, não há uma grande procura. Mas por outro lado, possui uma vantagem por ser novidade. Por isso, ao ser apresentado, ele consegue atrair uma certa atenção”.

Evolução

Com três mundiais e duas olímpiadas na bagagem, Norma consegue traçar uma melhora significativa de seis anos para cá. “Há vinte anos o Brasil não tinha colocação. Agora a gente tem excelentes resultados. Em 2017 ficamos em 15º, de 47 países, no Mundial disputado na Indonésia”.

Resultados como estes são obtidos com uma delegação composta por três atletas masculinos, e três atletas femininos. “A China vai com vinte atletas, dez homens e dez mulheres”, lamenta a treinadora.

Badminton em Campo Grande

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Fundação Municipal de Esportes (Funesp), oferece o ensino gratuito da modalide no Centro Comunitário do Coophatrabalho. Para se inscrever, basta comparecer no horário das aulas, nas terças e quintas-feiras, das 15h às 19h, com roupa adequada para práticas esportivas.

(Foto: Reprodução/CG Notícias)

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS