Basquete | Da redação | 23/10/2017 16h00

Referência em MS, ABV comemora 15 anos de criação

Compartilhe:
Com 35 associados, agremiação colhe os frutos de uma trajetória de sucesso dentro e fora das quadras. Com 35 associados, agremiação colhe os frutos de uma trajetória de sucesso dentro e fora das quadras. (Foto: Divulgação)

Fundada em 2002 por um grupo de apaixonados pelo basquete, a ABV-MS (Associação de Basquetebol Veterano de Mato Grosso do Sul) completou, no último dia 20, 15 anos de existência já como referência na prática da modalidade no Estado. Com 35 associados, além de amigos praticantes, e equipes formadas em sete categorias do basquete máster, nos naipes masculino e feminino, a agremiação colhe os frutos de uma trajetória de sucesso dentro e fora das quadras.

“São pessoas que amam jogar basquetebol. Alguns, desde a infância. Outros, depois de uma certa idade e que se identificaram com o grupo. Todos profissionais liberais, cada um na sua área, mas que se encontram para confraternizar bancando seu próprio lazer”, afirma o presidente da ABV, Henrique Ricardo Muhr, analista da sistemas e presidente da entidade desde janeiro de 2014.

A Associação tem colecionado encontros, eventos, conquistas e, principalmente, fortalecendo os laços de amizade além das fronteiras sul-mato-grossenses. Incentivando a participação e a continuidade de atividades esportivas para os amantes do basquete com idade superior a 30 anos, a ABV dá o exemplo de que o tempo não é impedimento para a prática esportiva.

“Não tem fim, você pratica até o dia que estiver em quadra. Tem categorias até de 80 anos acima. O esporte que você ama está com você até o fim da vida”, resume o presidente, que joga basquete há 40 anos.

Para comemorar os 15 anos, a Associação realizou, na última sexta-feira, um jantar para associados e pessoas que participaram de sua criação, como ex-presidentes e diretores.

Sem apoio - Segundo Henrique, a ABV não possui qualquer tipo de patrocínio. “Temos um calendário de eventos, sendo que o mais importante é o Brasileiro, em novembro. Temos torneios estaduais, municipal e alguns regionais, como os disputados no Paraná, Brasília, Goiás e internacional como no Paraguai. Já temos um calendário anual, no qual você se programa com reserva de hotéis e passagens áreas. Toda despesa é bancada pelo próprio atleta, não temos qualquer tipo de patrocínio”, lembrou.

As equipes no brasileiro de basquete veterano, masculino, são dividas em categorias a cada cinco anos: 35+, 40+, 45+, 50+ até 70+. Mas há, em outros estados, equipes formadas por atletas com mais de 80 anos. No feminino, a divisão é de sete em sete anos, também a partir dos 30.

A ABV, ainda conforme o presidente, foi um divisor de águas para o basquetebol máster no Estado. “Pratico há 40 anos. Antes da ABV, era praticamente inexistente. Tinha campeonatos adultos, mas quem já estava na idade do máster, não jogava mais. Depois, criou-se a entidade, que converge os atletas na idade de máster a participar e interligar a outras associações, países e estados”, finaliza.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS