Basquete | GE.net | 05/09/2005 12h11

Seleção brasileira bate a Argentina na final da Copa América

Compartilhe:

Quatro anos depois, a seleção brasileira masculina de basquete conseguiu ir à forra frente a Argentina e venceu a adversária na final da Copa América, disputada na noite deste domingo, em Santo Domingo, República Dominicana. Com uma vitória por 100 a 88 (49 a 43 no primeiro tempo), o Brasil atingiu sua segunda meta na competição.

O primeiro objetivo era a classificação para o Mundial do Japão em 2006, alcançado no final da semana passada. Esta noite, os comandados do técnico Aluísio Ferreira chegaram ao título no ginásio Virgílio Soto, o mesmo no qual a seleção conquistou o título Pan-americano em 2003.

Verdade que a vingança nacional não foi contra a mesma equipe argentina que venceu a Copa em Neuquém, menos ainda contra a campeã olímpica, e nem seu próprio grupo era o mesmo. Mas teve a virtude de mostrar um time brasileiro muito mais consciente em quadra e capaz de assumir o controle da partida nos momentos em que foi necessário.

Assim como no jogo da semifinal contra os Estados Unidos, os brasileiros fizeram uma apresentação equilibrada, tirando proveito das oportunidades e com uma atuação defensiva mais eficiente. Com campanhas classificatórias semelhantes (cinco vitórias e três derrotas cada), chegaram à decisão as duas equipes mais constantes da Copa.

A conquista do título chegou depois de muitos problemas, que começaram já na época da convocação do time com a recusa do ala/pivô Nenê de integrar o grupo. Depois dos treinos, às vésperas do embarque para Santo Domingo, foi a vez dos pivôs Estevam e Rafael Araújo, o Baby, deixarem a equipe por problemas pessoais e médicos, respectivamente.

Como se isso não fosse suficiente, o Brasil ainda perdeu o ala/pivô Anderson Varejão, que se contundiu logo no segundo jogo e não pode mais continuar na Copa. Mesmo com todos esses problemas e algumas atuações irregulares no torneio, a seleção obteve um aproveitamento de 100% na República Dominicana.

Na disputa pelo bronze, a Venezuela venceu os Estados Unidos na partida preliminar da noite, completando o pódio. Saem de Santo Domingo com vaga garantida no Japão: Brasil, Estados Unidos, Venezuela e Panamá, que terminou em quinto, mas se classificou porque a Argentina, como campeã olímpica, já estava classificada.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS