Bate-Bola | Da redação | 13/10/2010 17h30

Bate-bola: Luiz Alberto Costa

Compartilhe:
“Pra melhorar teríamos que ter mais recursos para desenvolver o esporte, pois Coxim tem um material humano muito bom” “Pra melhorar teríamos que ter mais recursos para desenvolver o esporte, pois Coxim tem um material humano muito bom” (Foto: Foto: Assessoria)

Luiz Alberto Costa

Luiz Alberto Costa, de 43 anos, é Diretor de Esportes da Funrondon (Fundação de Cultura Desporto e Lazer), em Coxim. Ele assumiu o cargo no mês de maio e, de lá pra cá, tem tido muito trabalho organizando as atividades esportivas na cidade.

No Bate-bola, feito via e-mail, o gestor fala um pouco sobre sua relação com os esportes e ressalta a participação da Lideno (Liga Desportiva do Norte), que inclui diversas cidades da região, na realização de eventos para a população.

Esporte Ágil - Como e quando começou seu envolvimento com os esportes?
Luiz Costa - Começou como todo mundo que gosta de esportes, na escola. Depois, fiz parte das equipes de Coxim de futsal e voleibol.

EA - Quais mais gosta de praticar? Já ganhou títulos como atleta?
LC - Futebol 7, voleibol de quadra e voleibol de areia (praia). Já fui ainda campeão de futebol amador.

EA - Quais as principais atividades desenvolvidas em Coxim?
LC - A Funrondon mantém nos polos esportivos da cidade escolinhas de treinamento de voleibol, basquete, handebol, futsal, futebol, karatê, judô e capoeira, com crianças de 07 a 16 anos.

EA - Quais modalidades se destacam?
LC - Hoje ainda estamos plantando as sementes, mas já temos destaques no judô, voleibol masculino e feminino, futebol sub-16 e futsal.

EA - Que avaliação você faz do primeiro semestre na cidade?
LC - Assumi o cargo de diretor no final do mês de maio, e conseguimos fazer alguns eventos e também participar de alguns nas cidades vizinhas, então acredito que foi muito positivo. Estamos encontrando algumas dificuldades para esse segundo semestre, mas temos a parceria com a Lideno, que tem nos ajudado muito.

EA - Quais os principais desafios para fazer esporte aí na cidade?
LC - Como a maioria das cidades passando por dificuldades financeiras, fazer o esporte acontecer está muito dificil, mas vamos fazendo os mais importantes, não deixando de atender as categorias de base.

EA - As entidades públicas apoiam o esporte em Coxim? E as empresas privadas?
LC - Temos um bom relacionamento com a administração da cidade e com o setor privado, que sempre tem nos apoiado na medida do possível. Pra melhorar teríamos que ter mais recursos para desenvolver o esporte, pois Coxim tem um material humano muito bom.

EA - A infra-estrutura da cidade atende a demanda?
LC - Nós temos aqui três ginásios de esportes, um centro poliesportivo com um mini-campo, duas quadras de vôlei de areia, uma pista não oficial de atletismo. Temos também 11 escolas, incluindo a rede estadual, municipal e particular. Dessas escolas, só quatro não possuem quadra coberta. Por isso conseguimos atender a demanda. O ideal seria a construção de um centro esportivo.

EA - Qual a verba anual que a secretaria de esportes recebe? Ela é suficiente?
LC - Nós não temos verba, mas sim uma dotação orçamentária para realizamos um evento. Fazemos levantamento de custos e mandamos para a Prefeitura para aprovação

EA - Alguma coisa que gostaria de deixar registrado?
LC - Gostaria agradecer a vocês do Esporte Ágil e também a essa entidade que fundamos aqui na Região Norte, que é a Lideno, na figura do seu presidente, o Professor Ederson.  Através de todos seus associados, a entidade vem se solidificando cada vez mais e tem nos apoiado nos eventos esportivos realizados por nós aqui em Coxim.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS