Bate-Bola | Jeozadaque Garcia/Da redação | 08/09/2010 12h09

Bate-bola: Márcio Alexandre Alencar

Compartilhe:
“ A grande conquista é a melhoria da qualidade de vida do trabalhador da indústria. Esse é nosso principal foco”. “ A grande conquista é a melhoria da qualidade de vida do trabalhador da indústria. Esse é nosso principal foco”. (Foto: Foto: Jeozadaque Garcia)

Márcio Alencar

O campo-grandense Márcio Alexandre Alencar é o coordenador da Meia-Maratona Internacional do Pantanal Volta das Nações, que será realizada no próximo dia 10 de outubro em Campo Grande. Gerente da área de lazer do Sesi de Campo Grande, foi atleta de ginástica e de lutas. Ainda hoje, pratica muay thai, musculação e caminhada.

No Bate-bola, ele fala sobre sua relação com os esportes, sobre a Volta das Nações, que este ano deve reunir cerca de 8 mil atletas, e afirma que o principal ganho do Sesi com as atividades esportivas "é a melhoria da qualidade de vida do trabalhador da indústria".

Esporte Ágil - Como surgiu seu interesse pelos esportes? Ainda pratica algum?
Márcio Alencar - Eu fui atleta de rendimento. Fui ginasta aqui no Estado, atleta de lutas também, como kickboxing e muay thai. Minha vida sempre foi voltada ao esporte. Hoje eu continuo treinando muay thai, musculação, corrida, atividades físicas normais.

Esporte Ágil - Pode citar algum título que você já ganhou nessas modalidades?
Márcio Alencar - Sim. Fui campeão brasileiro de kickboxing, campeão paulista e tetra estadual.

Esporte Ágil - E como pintou esse convite para você ser gerente da área de lazer aqui do SESI?
Márcio Alencar - Eu sou de Campo Grande, mas fiquei 10 anos morando fora, em São José do Rio Preto, em São Paulo. Em 2003, em vim passar férias em Campo Grande com a família, e vi no jornal que estavam precisando de um gerente. Na realidade eu mandei um currículo e ele foi selecionado e eu passei pelo processo seletivo.

Esporte Ágil - E quais as principais atividades esportivas que o SESI desenvolve no Estado durante o ano?
Márcio Alencar - Nós temos vários eventos. Existem eventos focados para a indústria, como datas comemorativas, e alguns eventos que fazem parte do nosso calendário, como os Jogos do SESI, Volta das Nações, Semana da Promoção de Vida Saudável. Então são vários eventos que fazem parte do calendário anual.

Esporte Ágil - E o que o SESI já conquistou investindo no esporte?
Márcio Alencar - A grande conquista é a melhoria da qualidade de vida do trabalhador da indústria. Esse é nosso principal foco. Nós queremos que essa pessoa pratique atividade física. E nós tivemos algumas conquistas sim. Temos indústria na cidade de Três Lagoas que participou por dois anos seguidos do Mundial de Vôlei de Praia dos Jogos do SESI. A equipe venceu a fase Municipal dos Jogos, depois venceu a Estadual, depois da Regional Centro-Oeste, venceu a Nacional e foi para o Mundial. Em 2006, inclusive, foi campeã na Áustria.

Esporte Ágil - Antes de falar na Volta das Nações, você disse que foi atleta de rendimento. Em sua opinião as entidades públicas têm dado a devida atenção ao esporte de rendimento?
Márcio Alencar - Tenho acompanhado junto aos órgãos, e a gente vê que falta um valor necessário para apoiar o esporte de rendimento, mas dentro do que existe hoje, realmente existe algum investimento. Eu vejo que não temos muitas pessoas beneficiadas, mas as que estão, estão realmente recebendo o investimento necessário para desenvolver sua modalidade sim.

Esporte Ágil - O que motivou a criação da Volta das Nações?
Márcio Alencar
- Primeiramente criar um evento comemorativo à criação de Mato Grosso do Sul. E um evento que marcasse. Qual é o evento esportivo que ainda não tinha em Campo Grande? Uma Meia-Maratona Internacional. Esse foi o principal motivo. Um evento de porte internacional, como é a Volta das Nações.

Esporte Ágil - E quais os objetivos do SESI, em relação ao número de participantes da Volta das Nações, para os próximos anos?
Márcio Alencar
- Nós temos sempre que verificar o seguinte: um crescimento normal que deve acontecer. No ano passado, nós partimos de uma expectativa. Será que Campo Grande comporta? Será que o público aceita um evento como esse? E nós chegamos a seis mil participantes. Este ano nós traçamos uma meta de oito mil, prevendo um crescimento inicial. Dentro deste ano, vamos ter uma noção. Acredito que, em média, um crescimento de dois a três mil a cada ano.

Esporte Ágil - Você acha que falta provas de longa distância para os atletas aqui em Mato Grosso do Sul?
Márcio Alencar
- Sim. Nós temos uma prova que acontece no interior, e agora a Volta das Nações. A participação é enorme. Temos um número enorme de inscritos para a prova de 21 quilômetros. Então, as pessoas que correram 10 quilômetros quiseram um desafio a mais, e a prova de 21 veio a contemplar isso.

Esporte Ágil - E uma provas dessas, além de benefícios para os atletas, beneficia a própria Capital...
Márcio Alencar
- Sem sombra de dúvidas. Uma das nossas preocupações é justamente essa: trazer divisas pra cá. E o investimento dessa prova é feito aqui. O que não tem em Campo Grande, nós trazemos de fora. O número de participantes de fora que vem correr aqui ficam de um a dois dias, e isso traz divisas pra cidade.

Esporte Ágil - Para finalizar, quais os projetos esportivos do SESI para o restante deste ano?
Márcio Alencar
- Ainda temos, no dia 10 de outubro, a Volta das Nações. De 12 a 15 de novembro, vamos realizar os Jogos do SESI da fase Centro-Oeste. São 10 modalidades esportivas e 800 atletas. E ainda no dia 05 de dezembro teremos o Pedala SESI, que é um passeio ciclístico para três mil pessoas e um Campeonato de Mountain Bike Indoor dentro do Albano Franco, que também ainda não tem aqui no Estado.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS