Bate-Bola | Da redação | 08/09/2009 13h21

Bate-Bola: Renato Faria

Compartilhe:
Equipe treinada por Renato está em terceiro na Copa Brasil Central. Equipe treinada por Renato está em terceiro na Copa Brasil Central. (Foto: Foto: Jeozadaque Garcia/Esporte Ágil)

Renato Faria

Natural da cidade de Fátima do Sul, o acadêmico de educação física Renato Costa Vieira de Faria, de 30 anos, é treinador do Campo Grande Rugby Clube, única equipe do Estado que está disputando a Copa Brasil Central, torneio que reúne as principais equipes do país.

Ele defende uma maior divulgação da modalidade, para ela expandir no Estado. Ele critica aqueles que acham o rugby um esporte violento, já que, segundo ele, "todos os esportes de contato são violentos".

Esporte Ágil - Como surgiu seu interesse pelo rugby?
Renato Faria - Meu interesse surgiu em um momento em que estava procurando outro esporte para praticar, devido ao meu tempo de estudo, pois estudo a noite. E fui atrás de outro esporte, foi quando fiquei sabendo do rugby e ele se enquadrava em meu perfil.

Esporte Ágil - Como você ficou sabendo do rugby aqui em Campo Grande?
Renato Faria - Pesquisando na internet, perguntando. Um dia eu liguei pra um pessoal pra saber onde eram os treinos e aconteceu.

Esporte Ágil - Por que ele é tão pouco praticado em Mato Grosso do Sul?
Renato Faria - Pela questão de publicidade mesmo, de marketing. Um esporte novo, um esporte que tem muitas características de disciplina... é divulgação mesmo, falta divulgação. Precisamos mais da divulgação da imprensa falada e escrita para o esporte poder crescer aqui em Campo Grande.

Esporte Ágil - Quantos praticantes e clubes existem em Mato Grosso do Sul?
Renato Faria - Aqui no Estado temos a equipe de Campo Grande, com uns 30 praticantes, Corumbá uns 20 e Nova Andradina está implantando agora. Estes dados de Nova Andradina ainda não tenho.

Esporte Ágil - Como surgiu o Campo Grande Rugby Clube?
Renato Faria - É uma historia antiga. Começou em um clube aqui na Capital, trazido por um pessoal de São Paulo, e foi implantando e crescendo aos poucos.

Esporte Ágil - Quais as principais conquistas em Mato Grosso do Sul?
Renato Faria - Nós somos campeões Estaduais e segundo lugar em um torneio disputado no Interior de São Paulo. Também terceiro lugar em um torneio disputado na Capital.

Esporte Ágil - Falta incentivo do poder público e da iniciativa privada?
Renato Faria
- Em relação à Funesp, eles tem apoiado nosso clube em tudo. Inclusive, quero agradecer o Carlos Alberto e a Funesp por isso. Na Fundesporte, falta um pouco mais de apoio, mais de interesse por parte deles, pois nós sempre vamos atrás. No setor privado nós tentamos buscar apoio para divulgar mais o esporte.

Esporte Ágil - Como é o calendário de torneios do rugby em Mato Grosso do Sul?
Renato Faria - Este ano fizemos um torneio junto com as equipes de Goiânia e Brasília, chamado Copa do Brasil. Falta um jogo que será disputado em Brasília e estamos em terceiro lugar, mas ainda temos chance de conquistar o título. Quanto ao Estadual, este ano não teve devido à realização da Copa do Brasil, e há uma necessidade de mais atenção neste torneio.

Esporte Ágil - O que você acha das pessoas que falaram que o rugby é um esporte violento?
Renato Faria - Eles são mal informados. Todos os esportes de contato são violentos. O rugby é mais um esporte que tem suas regras, sua disciplina, e é questão de ser orientada a pessoa pra ela ver que o rugby não é violento.

Esporte Ágil - Quem quiser praticar a modalidade em Mato Grosso do Sul, o que deve fazer? Existe muitos gastos?
Renato Faria - O rugby não exige muito gasto para ser praticado. O máximo é um shorts, uma camiseta, uma chuteira society e ter vontade de aprender. Como nós já temos um pólo na Moreninha, há um acadêmico dando treino lá, orientado pelo clube. Nós já estamos implantando, devagar, estes pólos de treinamento, para incentivar a molecada e tirá-las da rua. É um projeto social que o clube está levando em frente.

Esporte Ágil - As competições são divididas por idade?
Renato Faria - É por idade, pois há uma diferença. Hoje, nós só jogamos com adulto. Fazemos jogos com 15 jogadores e assim vai...

Esporte Ágil - Quem quiser praticar tem que procurar quem?
Renato Faria - Pode procurar por mim ou também outras pessoas, há também o site www.rugbyms.com.br, com os telefones necessários para entrar em contato.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS