Bate-Bola | Estevan Oelke | 31/07/2014 19h02

Eva Regina

Compartilhe:

Eva Regina

Eva Regina é Jornalista, Diplomada e Pós Graduada em Imprensa Esportiva, apresentadora Esportiva de Rádio e TV, e também atleta de Beach Tennis. Ela se diz muito confiante e focada, querendo sempre dar o melhor em tudo o que faz. 

Esporte Ágil: Como e quando começou a sua relação com o beach tênis?

Eva Regina: A minha relação com o beach tênis começou justamente como jornalista,  fui fazer uma matéria em 2011 quando o esporte chegou aqui em Campo Grande, através dos professores Mario Zeni e Rosinaldo Ferreira. Me convidaram para jogar e a primeira coisa que pensei foi "será que eu vou dar conta?" eu nunca fui tenista e a gente pode ver que muitas pessoas vêm do tênis para o beach tênis. Eu sempre joguei vôlei, handebol e até futebol, mas nada de tênis. Comecei a me interessar e fui jogar, aprendi a pegar a raquete, bater uma bolinha e comecei a gostar, o beach tennis é apaixonante. Em pouco tempo fui disputar meu primeiro torneio e não imaginava que já seria possível com pouca prática, mas sempre recebi muito incentivo dos professores. Com 6 de treino meses fui para o meu primeiro torneio nacional. Quando você começa a disputar torneios e começa a ganhar experiência começa e se empolgar mais e querer treinar bastante para melhorar.

Esporte Ágil: Como você se adapta às duas profissões? Já que costuma viajar bastante com o esporte.

Eva Regina: Sempre vou ajeitando, e normalmente as competições acontecem no final de semana e as vezes eu tenho que sair em uma sexta-feira também, ai tenho que conversar na TV, pra ver como é que vamos encaixar. Mas normalmente é no final de semana, então se eu estou de plantão, eu troco com algum outro repórter para fazer uma matéria pra mim. Quanto aos treinos é tranquilo porquê treino a noite e finais de semana também em horários que eu não estou na TV. Algumas vezes já deixei de ir ao treino por ter uma matéria à noite ou estava de plantão no final de semana, mas isso não atrapalha, eu acho que dá pra conciliar as duas coisas e sabe, fazer bem feito as duas.

Esporte Ágil: Ser a número 1 do ranking é gratificante pra você? Achou que demoraria mais para alcançar esse objetivo?

Eva Regina: Eu não esperava tanto resultado em tão pouco tempo, porque eu não era tenista mas eu acho que o mais difícil é manter, conseguir chegar ao topo do ranking e manter, porque o esporte está crescendo, tem muita gente jogando, então tem muita gente boa disputando os torneios, tanto que as últimas três etapas a gente disputou com as mesmas duplas e ganhamos as três. Então já ficou aquela ideia de manter o resultado. Chegar até aqui foi muito difícil, foi muito suado, com muito esforço, e está sendo também manter. Tem muita gente jogando e é o que a gente quer, fazer o esporte crescer, pra ter mais jogos difíceis, mais jogos bons. E eu sempre disse que nunca quis pular etapas, então quando eu comecei a disputar o campeonato nacional, comecei na categoria C onde fui campeã, fui para a B e fui campeã também e agora vou disputar a A, que já é um novo desafio em que eu vou disputar com as melhores do país. A ideia é sempre pegar jogos fortes e me dedicar bastante, me esforçar bastante porque não é fácil trazer um troféu de um campeonato brasileiro, é muito gratificante.

Esporte Ágil: Será que existe uma diferença no aspecto de você treinar em um lugar que não tem praia e disputar um torneio onde tem?

Eva Regina: Olha, a gente sente um pouco no começo, porque a areia é diferente, venta muito, principalmente quando é em uma quadra muito perto do mar e você acaba tendo que se adaptar ao jogo e as vezes até você se adaptar já foram três ou quatro games. Pra buscar esse resultado depois você sente. Por exemplo, agora na final do campeonato brasileiro em que eu estive em Porto Seguro, enfrentei duas baianas, então elas estavam em casa, acostumadas com o vento, com tudo. Então eu tive uma certa dificuldade, mas conseguimos vencer, saímos perdendo mas conseguimos buscar esse resultado. A gente sente um pouco, mas eu acho que tudo é adaptação. é sempre um desafio a mais pra gente.

Esporte Ágil: Qual é a sua expectativa dentro desse ano e para os próximos, como jogadora?

Eva Regina: Eu tive uma experiência muito bacana lá em Porto Seguro, porque eu disputei pela primeira vez na categoria Pró, fui a primeira atleta sul-mato-grossense a disputar essa categoria e na categoria mista joguei com um atleta que já é Pró e eu sou B pulando pra A. Então foi um desafio, ele me convidou pra jogar a Pró eu pensei "mas será que eu vou?", acabei me tornando a primeira sul-mato-grossense a disputar a categoria profissional. Gostei muito do resultado, eram 8 games, chegamos a empatar em 6 a 6, mas perdemos de 8 a 6, era um jogo muito difícil, mas eu fiquei feliz pelo resultado, mas pelo jogo que eu consegui fazer na categoria Pró em que haviam atletas da Venezuela, atletas do Chile, os melhores atletas do país, então você pensa: "Nossa eu estou jogando contra por exemplo Vinicius Chaparro que é um grande jogador e estamos empatados em 6 a 6, estou na briga." Então isso é muito bacana pra mim, estar disputando essa categoria Pró. Eu ainda não sou Pró, tenho que treinar muito pra chegar lá, mas só de ter participado e ter visto que dá pra encarar eu já fiquei feliz, foi uma experiência muito bacana. Expectativas tem agora Santos nesse final de semana, a gente ainda está com planos de ir para Aruba, onde seria o campeonato Internacional que acontece em novembro, é bem provável que a gente vá mas ainda não temos nada certo. A gente tem competições no Rio de Janeiro, em Natal, então a gente quer fazer um calendário de competições pro segundo semestre, pra podermos começar a fazer a nossa agenda e começar a fazer os planos. A expectativa é muito bacana, quando a gente falava a número um do ranking, eu também a melhor rankeada nacionalmente, já estou entre as 50 melhores, a ideia é subir cada vez mais, mas ao mesmo tempo é uma responsabilidade a mais, porque eu sou a melhor rankeada do estado nacionalmente, já fica aquela responsabilidade. E também é muito bacana isso, porque a gente vai incentivando muito mais gente. Quando a gente começou a participar dos campeonatos nacionais, percebemos que mais gente começou a participar. Nosso primeiro campeonato foi em 2012, em Santos também, o Aberto de outono e inverno e a gente foi em 5, hoje já vamos em 9, dependendo do campeonato já vão 15, então isso é muito bacana, a gente vai abrindo as portas também pra outros atletas aqui do estado estarem entrando nesse circuito participando de competições, é muito gratificante por isso também.

Esporte Ágil: Baseado em sua última fala, qual seria a mensagem que você deixa para os iniciantes chegarem até onde você chegou?

Eva Regina: É muito treino, treine bastante, se concentre, pense no seu jogo, se dedique, porque tudo na vida quando você se dedica, você consegue. O beach tênis é uma coisa tão gostosa, porque ao mesmo tempo que você joga, você se diverte, faz amigos, é um esporte lúdico, em que você pode muitas vezes querer não participar de torneios, mas vai lá ficar batendo uma bolinha, é muito bacana. Existem 5 etapas estaduais, agora haverá também um campeonato em Bonito, então vai, entra e tenta, sempre que você entrar em um jogo, não entre pra ganhar mas sim pra jogar e dar o seu melhor, isso é muito importante. Eu fico muito chateada quando perco um jogo e acho que não joguei aquilo que sou capaz, mas se eu joguei e me esforcei mas mesmo assim não deu, como aconteceu na categoria Pró em Porto Seguro, eu saio do jogo feliz porque eu sei que dei o máximo e que a outra equipe era superior. Eu me cobro muito quando eu vejo que perdi um jogo mas poderia ter ganho e acabei não jogando tudo aquilo que eu jogo, então esse é o meu recado, seja persistente e treine bastante, nunca desista e não deixe que as outras pessoas te façam desistir e falar que você não consegue, você consegue, é só você treinar bastante e não desanimar no primeiro campeonato não, siga em frente.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS