Beach Tennis | Da Assessoria | 09/07/2020 07h03

CBT cria comitê para Beach Tennis e fortalece modalidade

Compartilhe:

A Confederação Brasileira de Tênis, entidade que administra a prática do Beach Tennis no Brasil, apresenta uma grande novidade para os amantes da modalidade. A entidade cria o Comitê Consultivo do Beach Tennis, grupo formado por atletas profissionais e amadores que ajudará a Confederação a discutir e implementar ações para fortalecer o esporte no país. A iniciativa vai ao encontro dos desejos dos principais jogadores do Brasil e foi formatada durante o período de isolamento social por meio de reuniões virtuais.

O comitê será formado por nove integrantes, com ampla representação dos atletas. Serão dois jogadores do profissional masculino, duas do profissional feminino, um homem e uma mulher do amador, os dois capitães das seleções profissional e juvenil, além do coordenador de beach tennis da CBT. Além de propor linhas de ação, programas e projetos e apontar caminhos para o futuro da modalidade, o grupo poderá acompanhar de perto o trabalho realizado pela entidade.

"Esta é mais uma grande iniciativa que a CBT propõe pensando no fortalecimento do esporte. Agora, além de uma comissão de atletas, que mostra a importância que a Confederação Brasileira de Tênis dá para a voz dos jogadores, temos também o Comitê Consultivo do Beach Tennis, que irá somar forças para que implementemos os próximos passos da profissionalização da modalidade no país, que já é referência internacional com os grandes títulos conquistados nos últimos anos", destaca Rafael Westrupp, presidente da CBT.

Modalidade amparada pela Federação Internacional de Tênis (ITF), o Beach Tennis no Brasil é gerenciado pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT), que nos últimos anos investe cada vez mais para o fortalecimento do esporte. Nos últimos cinco anos, a entidade mais do que triplicou o número de filiados no Beach Tennis, saltando de 390 em 2015 para 1.214 em 2019. O número de eventos também se multiplicou, passando de 17 em 2018 para 45 em 2019, o que também reflete no valor da premiação, que chegou a R$ 477.800 em 2019, mais do que os R$ 296 mil no ano anterior.

"Isso tudo é reflexo de um trabalho sério, feito com transparência e responsabilidade. Como consequência disso fomos campeões dos Mundiais por Equipes em 2018 e 2019, dos Jogos Sul-Americanos de Praia, no Pan-Americano de Beach Tennis e obtivemos medalhas de ouro, prata e bronze nos Jogos Mundiais de Praia (ANOC)", explica Jeferson Pinto, coordenador de Beach Tennis da CBT.

Comunidade do beach tennis elogia iniciativa da CBT

Durante a paralisação do calendário internacional e nacional por causa da pandemia provocada pelo Covid-19, os atletas e a Confederação Brasileira de Tênis estreitaram ainda mais os laços. Desde abril foram realizadas três videoconferências reunindo os dirigentes da entidade com os principais atletas do país, como Rafaella Miller, Joana Cortez, Flavia Muniz, Lorena Melo, Marcela Vita, Samantha Barijan, Vini Font, André Baran, Marcus Vinícius Ferreira, Thales Santos, Daniel Schmitt, além do capitão da equipe nacional, Alex Mingozzi.

A criação do comitê de atletas e a possibilidade de contribuir com a evolução da modalidade no país é bem vista por todos. "É uma iniciativa importante, pois vamos poder ajudar e contribuir com o nosso conhecimento, com sugestões e opiniões. Fico lisonjeada pelo convite e por ajudar a desenvolver ainda mais o esporte", afirma Flavia Muniz, representante dos atletas profissionais no grupo.

Capitão da seleção brasileira juvenil de Beach Tennis, Plácido Russo Jr., o Juca, complementa: “A criação do comitê é de suma importância para o desenvolvimento do esporte, visto por meio dele, haverá um estreitamento ainda maior entre as ações da entidade e as necessidades dos praticantes. É uma grande responsabilidade fazer parte desta iniciativa e, ao mesmo tempo, fico contente em poder atuar ao lado de pessoas, que historicamente dentro do Beach Tennis, têm se mostrados extremamente profissionais, competentes e engajadas na realização de trabalhos em prol do esporte".

"A criação do comitê pela CBT só mostra o quão cooperativa é essa gestão da entidade, que procura ouvir os participantes do esporte, quem realmente está diretamente envolvido, para que possam contribuir para a evolução do Beach Tennis no Brasil. Fico muito honrado com o convite e mais feliz ainda por saber que estarei ao lado de pessoas do altíssimo gabarito", enfatiza Narck Rodrigues, representante dos atletas amadores no grupo.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS