Bocha | Da redação | 05/06/2018 10h33

Semed reúne alunos especiais para campeonato de bocha

Compartilhe:

Dez escolas da Rede Municipal de Educação e mais cinco entidades que possuem alunos especiais participaram nesta segunda-feira (04), na praça de eventos do Shopping Norte Sul Plaza, da abertura do 5º Campeonato de Bocha Paraolímpico da Reme. Todos os estudantes receberam medalhas de participação.

O evento realizado pela Superintendência de Políticas Educacionais – SUPED e a coordenado pela Divisão de Esporte, Arte e Cultura – DEAC, da Secretaria Municipal de Educação – Semed, contou com a presença de 30 alunos da Rede Municipal. As entidades voltadas para ensino de alunos especiais também levaram crianças para prestigiarem e também participar das atividades.

O campeonato é destinado a alunos com paralisia cerebral, deficiência física e vem no intuito de desenvolver a modalidade dentro da Rede Municipal, sendo desenvolvimento para a questão de saúde física, mental, intelectual do aluno e a busca da cidadania.

O objetivo é levar para os alunos da Reme a oportunidade da prática de uma modalidade esportiva, de conhecer o shopping, adquirir novas experiências, novas amizades e também fortalecer a modalidade da bocha para a sociedade.

“Antes esse alunos ficavam escondidos e agora queremos mostrar que eles são capazes de estar praticando uma atividade esportiva: e porque não a bocha? Os alunos que se destacarem mais serão selecionados para uma vaga na seleção do Estado de bocha adaptada”, ressalta o professor do DEAC, Gerson Falcão, que atende alunos especiais com esse tipo de modalidade esportiva na Semed.

Para José Valcio Da Silva, que acompanha sua enteada Carmem Acosta Dias, de 15 anos, da Escola Municipal Carlor Vilhalva, a participação do campeonato esta rendendo uma boa classificação da criança. “Minha enteada esta indo muito bem, até o momento a classificação dela foi boa, vai disputar a primeiro lugar. Tem dois meses que esta treinando. Toda a família apoia e ela esta bem empolgada”.

Fabiana de Camargo, mãe dos gêmeos Kauã e Guilherme Brito, de nove anos, que estudam na Escola Antonio Lopes Lins, comenta que a modalidade ajuda as crianças tanto na área educacional como também emocional. “Eles gostam muito. Meus filhos praticam a modalidade tem quatro anos. Ajuda muito emocionalmente eles. Levo em todos os treinos. Ajuda no conhecimento e aprendizado, a perder o medo. O que motiva é sempre ganhar nas competições”.

A aluna da Escola Antonio Lopes Lins Paula Fernanda de Souza , de seis anos, que estava participando da competição gosta da modalidade e esta empolgada com a modalidade da bocha. “Pratico faz pouco tempo, tem dois meses e acho muito legal. Sempre treino na escola. Estou gostando de vir aqui. Meu pais gostam. Vou disputar, vou ganhar”.

O chefe da DEAC Marcos Lopes destaca que as atividades fomentam vários sentidos benéficos para os alunos participantes dos projetos da Divisão de Esporte da Semed. O conceito principal é para a cidadania. “Tudo isso visa o desenvolvimento harmonioso da saúde física, social e mental buscando a prática da cidadania”.

A Secretária de Educação, Elza Fernandes prestigiou o evento e comentou sobre a importância do esporte na vida dos estudantes. “Parabenizo os pais pelo apoio e a iniciativa da Divisão de Esporte da Semed para atender os alunos com essas ações. O esporte auxilia e se coloca como uma grande ferramenta no aprendizado dessas crianças como disciplina e respeito”.

Durante o evento, pessoas sem necessidades especiais experimentaram os aparelhos adaptados para os alunos especiais, a fim de sentirem a sensação da modalidade. Os técnicos da Deac também participaram e utilizaram os aparelhos.

Unidades participantes

As escolas participantes foram a Antonio Lopes Lins, Pe. Tomaz Ghirardelli, Oneida Ramos, Eduardo Olimpio Machado, Virgilio Alves, Dr. Plínio Barbosa Martins, Vanderlei Rosa, Licurgo de Oliveira Bastos.

Outras entidades participantes foram E.E. Teotônio Vilela, Elvira Mathias, Associação Radio Clube, Ativa/MS, ADD – Associação Driblando as Diferenças e Núcleo Paralímpico Parque Ayrton Senna.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS