Canoagem | Globo Esporte | 05/11/2016 05h39

Aquidanaua recebe campeonato brasileiro de canoagem de descida

Compartilhe:

Uma das regiões mais belas de Mato Grosso do Sul vai receber os melhores canoístas do Brasil. É o distrito de Piraputanga, em Aquidauana, que será palco para o Campeonato Brasileiro de canoagem de velocidade neste fim de semana. Cerca de 60 atletas de cinco estados do país são esperados para as provas nas corredeiras do rio Aquidauana.

Serão duas provas distintas. Na clássica, com percurso de três quilômetros, os canoístas levam em média nove minutos para cruzar a linha de chegada na categoria K1. Já na prova de sprint, a distância é bem menor: 300 metros. Cada canoísta leva cerca de 40 segundos para completar o trecho. Em ambas as provas, vence quem faz o menor tempo. O rio Aquidauana tem águas turvas e volumosas, e uma profundidade média de 2,5 metros. O grau de dificuldade das corredeiras no distrito de Piraputanga é três, em uma classificação que varia de zero a seis.

Em maio deste ano, o sul-mato-grossense Rafael Girotto foi o melhor brasileiro no Mundial de canoagem de descida, concluindo a prova em 49º lugar. Agora, correndo em casa, o canoísta se diz otimista quanto ao desempenho dele e dos conterrâneos.

- Nossa chance de brigar pelos três primeiros lugares é grande por estarmos correndo em casa, em nosso local de treinamento. Mas estaremos recebendo os melhores do Brasil, então vai ser difícil - avalia.

A prova de sprint terá um destaque especial. A ideia da federação mundial de canoagem é incluir essa prova no programa olímpico. A canoagem de descida ainda é considerada esporte radical, e por isso não faz parte dos Jogos. Em Tóquio 2020, porém, a modalidade sprint será apresentada como demonstração.

O Campeonato Brasileiro de canoagem de descida começa no sábado às 7 horas com treinos livres. Às 14 horas, será dada a largada da corrida clássica individual. No domingo às 9 horas, é a vez da prova de sprint individual, e em seguida, por equipe. A premiação está prevista para as 12h30 na pousada Sol Amarelo, em Aquidauana.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS