Canoagem | Da Redação | 09/09/2024 14h19

Fernando Rufino conquista o ouro na canoagem em prova com dobradinha brasileira

Compartilhe:

O sul-mato-grossense Fernando Rufino, de 39 anos, brilhou nos Jogos Paralímpicos de Paris ao conquistar a medalha de ouro na prova de 200 metros da canoagem, na classe VL2, realizada no último domingo (8). Com um tempo de 50 segundos e 47 centésimos, Fernando não só garantiu o primeiro lugar, mas também estabeleceu o melhor tempo já registrado na história dos Jogos Paralímpicos. Este triunfo marca seu bicampeonato na modalidade, já que ele havia conquistado o ouro na mesma prova em Tóquio 2020.

A competição também teve uma forte presença brasileira no pódio, com o paranaense Igor Tofalini, de 41 anos, garantindo a medalha de prata. Igor completou a prova com o tempo de 51 segundos e 78 centésimos, numa chegada dramática que o colocou à frente do estadunidense Blake Haxton, que levou o bronze com 51 segundos e 81 centésimos.

Fernando e Igor têm dominado as provas de canoagem individual de 200 metros desde os Jogos de Tóquio. Nos últimos três Campeonatos Mundiais, eles têm alternado entre ouro e prata. Em Halifax 2022, Igor levou a medalha de ouro enquanto Fernando ficou com a prata. Em Duisburg 2023 e Szeged 2024, os papéis se inverteram, com Fernando levando o título e Igor ficando em segundo.

Ambos os atletas têm histórias de superação. Fernando, que começou sua trajetória como peão de rodeio, sofreu um acidente grave quando foi atropelado por um ônibus, resultando em perda parcial dos movimentos das pernas. Foi após esse evento que ele se dedicou à canoagem.

Por outro lado, Igor também era peão e sofreu um acidente ao cair de um touro e ser pisoteado, o que resultou em paraplegia. Assim como Fernando, Igor encontrou na canoagem uma nova forma de vida e competição.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS