Canoagem | Da redação/com O Pantaneiro | 27/06/2014 14h45

Rafael Girotto é o melhor brasileiro no Mundial de Canoagem

Compartilhe:

Aquidauana (MS) - Grande destaque da canoagem sul-mato-grossense, o jovem aquidauanense Rafael Girotto, 24 anos, conquistou mais um feito memorável em sua carreira. Ele foi o atleta brasileiro com melhor desempenho no Campeonato Mundial de Canoagem Descida, disputado em Valtellina, no norte da Itália, entre os dias 09 e 14 de junho.

O evento contou com a participação de aproximadamente 350 canoístas, vindos de todas as partes do planeta. O Brasil esteve representado por sete atletas, sendo dois de Mato Grosso do Sul - além do aquidauanense, o campo-grandense Gustavo Figueiró também viajou para a Itália.

Girotto foi o único brasileiro a completar a prova de Descida Clássica, onde conseguiu terminar na 53ª posição, entre 91 participantes. O local de disputa é considerado de classe 4, numa escala de 0 a 5. No entanto, com as altas temperaturas registradas em Valtellina, a neve derreteu e fez com que o nível do rio aumentasse três metros em apenas um dia. Como os rios do Brasil, geralmente, são de classe 2 e 3, os atletas do País encontraram muitas dificuldades.

"Fui com o objetivo de ganhar experiência, completar a prova e ser o melhor brasileiro. Nós viajamos com uma equipe renovada, formada por atletas que têm outras ocupações, como trabalhar e estudar. Já os estrangeiros, em sua maioria, são atletas profissionais e dedicam um tempo muito maior para treinar. Já sabíamos das dificuldades que iríamos enfrentar", conta Girotto.

Na prova de Descida Clássica, ganha quem fizer o melhor tempo. Os participantes largam de um em um minuto, em um percurso de cinco quilômetros. Ele finalizou com o tempo de 15 minutos e 18 segundos. Outro momento marcante do aquidauanense foi registrado na disputa de Sprint, uma prova de velocidade, com percurso de um quilômetro. Ele também foi o brasileiro mais bem colocado, na 45ª posição, e ainda conseguiu terminar com a melhor parcial entre todos os competidores.

"É algo que a gente não esperava [melhor parcial] e surpreendeu a todos. Foi importante, pois nos fez perceber que temos condições de conseguir algo maior em competições futuras", projeta Girotto.

Dois anos de espera

Rafael Girotto começou a praticar canoagem aos quatro anos, por influência do pai, Roberto Girotto, um dos maiores nomes da modalidade na região. No entanto, ele diz que passou a levar o esporte a sério em 2007, quando tinha 17 anos e percebeu que poderia ser um grande profissional.

As competições posteriores provaram que ele estava certo, com inúmeros títulos a nível estadual e nacional. Ele conquistou a chance de disputar o primeiro Mundial da carreira em 2012, mas, por falta de apoio, acabou forçado a adiar o sonho. Teve paciência para esperar outra oportunidade, conseguiu se destacar e agora espera que a modalidade tenha mais reconhecimento, não só em Aquidauana, mas em todo o Brasil.

"Na Europa de uma forma geral, especialmente na Itália, onde tive a chance de competir, a canoagem é muito mais valorizada do que aqui e considerada um dos principais esportes. Sempre almejei estar em meio a esses atletas, com quem temos muito o que aprender".

Planejamento

Para o restante da temporada, o aquidauanense vai firme em busca do Campeonato Brasileiro. Ele ficou em segundo lugar na primeira etapa, em maio, em Piraputanga. Faltam três provas para a definição da competição. Além disso, ele também já se planeja para disputar novamente o Campeonato Mundial de Canoagem Descida, que acontece de dois em dois anos.

“Em 2015 vai acontecer a Copa do Mundo de Sprint, realizada anualmente. Não é uma competição do nível do Campeonato Mundial, mas tem muita importância e espero estar lá. Há uma grande luta para que o Sprint venha a se tornar uma modalidade olímpica, o que seria a realização de mais um sonho. E, lógico, espero competir no Campeonato Mundial novamente, daqui a dois anos”.

Apoio

Para competir em Valtellina, Girotto contou com o apoio do jornal/site O Pantaneiro, deputado estadual Felipe Orro, Fundesporte-MS (Fundação do Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), Academia Ativação, vereadora Luzia Cunha e de alguns amigos que deram uma grande força e motivação para que ele estivesse no Mundial.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS