Capoeira | Com Agência ALMS | 04/08/2019 13h51

Professores e atletas de capoeira de MS são homenageados pela Assembleia

Compartilhe:

Ao som de berimbaus, atabaque, reco-reco e agogô, mestres, instrutores, professores e praticantes de capoeira de Mato Grosso do Sul foram homenageados pela Assembleia Legislativa em sessão solene na noite de sexta-feira (2). O evento foi proposto pelo deputado Antônio Vaz (PRB), em alusão ao Dia da Capoeira, anualmente comemorado no dia 3 de agosto.

Desde 1972 a capoeira é listada como um esporte nacional brasileiro e em 2008 foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade no Brasil. “Este é um esporte com grandes atletas no país, uma arte que agrega valores, tira o jovem da ociosidade e que merece nosso reconhecimento. Reforço que o Parlamento, por meio do meu gabinete, está aberto a receber ideias de projetos de leis que beneficiem esta arte”, ressaltou o deputado Vaz.

Em uma demonstração de força, alegria e união, a solenidade contou com uma roda de capoeira jogada e cantada por vários mestres de todo o Estado. “É muita história de vida que envolve o capoeirista, ele é ritmista, ele é atleta e se dedica à luta diária, dando suporte a crianças especiais, promovendo a inclusão social, dando o abraço a quem precisa, energia e alegria aos idosos que praticam e uma homenagem como esta dá um novo ânimo”, resumiu o professor Hevaristo de Barros Peres, que atua em Naviraí e falou em nome dos homenageados.

Foram 27 pessoas agraciadas com a Medalha Manoel dos Reis Machado – mestre Bimba, quem difundiu a arte no país – criada pela Resolução 23/2017. Dentre eles o representante do grupo Filhos de Jamaica, Ismael Dutra Quintana - o mestre Montanha, que também trouxe uma apresentação de maculelê, dança e luta afro-brasileira feita com bastões. “A capoeira faz um dos melhores trabalhos de socialização, salvando os jovens das ruas, trazendo valores”, destacou Montanha, que lidera o grupo em Dourados.

Mais que esporte, a arte da capoeira recebeu homenagem na ALMS (Foto: Wagner Guimarães/ALMS)

Há 30 anos praticando a arte em Campo Grande, Cláudio Barbosa, conhecido como mestre Jamaica, ressaltou que o esporte o salvou. “Se eu venci na vida foi graças à capoeira e ao convívio que ela me proporcionou. Hoje trabalho com crianças em situação de risco e sei que faz diferença na vida delas também. Juntos somos mais fortes”, afirmou.

A presença feminina no esporte foi reforçada pela instrutora Miojo, como é conhecida Rosângela Rosemari Silva, praticante de capoeira há 18 anos. “É um esporte em que não diferenciamos homens e mulheres, como em outros esportes durante as competições. Então se joga entre todos e nós temos que ser tratadas com igualdade. Por isso exige dedicação e disciplina. Por outro lado traz empoderamento, encoraja e nos torna aguerridas”, argumentou Miojo. A homenageada explicou que os graus de evolução são sinalizados pelas cores das cordas que usam, assim como pelas nomenclaturas de instrutor, professor, contra-mestre e o mais alto grau de mestre. “Enquanto meu coração bater, eu estou na capoeira”, definiu.

Ao todo, 27 pessoas foram homegeadas (Foto: Wagner Guimarães/ALMS)

Mato Grosso do Sul conta com a Lei 4.968/2016, de autoria do ex-deputado João Grandão (PT), que institui o reconhecimento do caráter educacional e formativo da capoeira em suas manifestações culturais e esportivas e permite a celebração de parcerias para incluir a capoeira à proposta pedagógica das unidades educacionais, públicas e privadas, da Educação Básica. A arte poderá ter ainda mais incentivo, segundo a presidente da Fundação de Cultura do Estado, Mara Caseiro, com o anúncio de editais de incentivo em mais de 6 milhões. “Além da luta é uma dança, uma referência de transformação de corpo e mente, que no passado com certeza sofreu represálias, mas que hoje recebe essa justa homenagem e tem a sua devida importância”, disse Mara.

Solenidade encheu o Plenário Júlio Maia (Foto: Wagner Guimarães/ALMS)

Além dos já citados, também foram homenageados: Adilson Moran, Antônio Marcos Lacerda de Lima, Antônio Roberto da Silva, Arnaldo de Souza Ferreira, Douglas Corrêa da Silva, Erimar Aparecido Gimenez Medina, Erwiton Silva Candia, Everton da Silva, Helton Luiz Koop, José Antônio Canuto dos Santos, José Leandro leite, Juliano de Souza Oliveira, Liandro Moreira dos Santos, Lorival Rocha da Cruz, Marcio da Silva Pinto, Mario Marcio do Nascimento Queiroz, Marcos Aurélio da Conceição Mattos, Roberto Róz Perez, Valmir da Luz Fernandes, Jeferson Mota de Oliveira, Emerson Souza Brandão, Julierme Carvalho de Oliveira Ramos, Jairo Aparecido Dias da Silva e Léa Vieira de Oliveira Machado.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS