Ciclismo | Máquina do Esporte | 25/08/2020 09h34

Tour de France aceita petição e bane modelos de cerimônia do pódio

Compartilhe:

Prova mais tradicional do ciclismo, o Tour de France vai banir a prática de ter duas modelos posando ao lado do vencedor de cada etapa do circuito. A medida foi anunciada pela Amaury Sports Organization (ASO), organizadora do evento, dentro de um pacote de medidas de segurança por conta do coronavírus.

Segundo a ASO, a partir de agora haverá um representante de cada sexo no pódio. Um homem e uma mulher posarão ao lado do vencedor da etapa, de acordo com o diretor do Tour, Christian Prudhomme.

"Você costumava ver o campeão cercado por duas anfitriãs, com cinco representantes escolhidos de um lado e cinco representantes dos patrocinadores do outro. Sim, é novo (no Tour de France), mas já o fazemos em outras corridas há 20 anos, como em Liege-Bastogne-Liege", disse Prudhomme.

A medida foi tomada após uma petição que circulou em 2019 afirmando que "as mulheres não são objeto nem recompensa" pedia o fim da prática sexista e teve 38 mil assinaturas. Foi preciso existir a pressão popular para a adoção de uma medida menos sexista.

Atitudes para reduzir simbologias sexistas no esporte têm sido tomadas cada vez mais pelos diferentes organizadores de evento. O primeiro movimento mais midiático foi dado pela Fórmula 1, em 2018, quando foram abolidas as "grid girls", modelos que ficavam ao lado dos carros dos pilotos antes da largada das provas.

Uma questão que não foi respondida por Prudhomme em relação à cerimônia de pódio no Tour de France foi o tradicional beijo que as modelos davam nos atletas. O executivo não falou sobre o tema, mas confirmou que a pandemia do coronavírus eliminará a prática por enquanto.

No próximo dia 27 de agosto terá início mais uma edição do Tour de France. A etapa de Nice terá restrição do número de pessoas. Serão aceitos somente 1.750 torcedores no local. Todos eles, assim como os espectadores de beira de estrada no Tour deverão usar máscaras, independentemente das regras estabelecidas em qualquer região em particular.

Haverá ainda uma "célula" Covid, em que 15 pessoas trabalharão durante toda a corrida, em conjunto com as autoridades de saúde locais, dentro de um laboratório móvel de triagem, com resultados de testes disponíveis em duas horas.

Os pilotos passarão por duas testagens antes de cada prova, além de uma em cada dia de descanso. Eles também ficarão dentro de "bolhas", com o contato com outras pessoas de fora proibido.

O número total de pessoas que trabalharão na corrida também diminuirá. Cairá dos 5 mil membros da equipe da organização, mídia e patrocinadores para cerca de 3 mil pessoas. As equipes de narração e comentários da TV ficarão em estúdios, fora do ambiente da prova.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS