Coluna | Da redação | 12/01/2007 18h35

A auto-promoção de Carlinhos Cantor com o esporte em Dourados

Compartilhe:

Artigo

Ainda está "entalada na garganta" da maioria dos desportistas sul-mato-grossenses, a forma como o ex-governador Zeca do PT e o então secretário da Secretaria de Estado de Juventude Esporte e Lazer, Carlinhos Cantor, articularam-se no final de seus respectivos mandatos para reter a verba que já estava empenhada pelo FIE às federações e projetos, mas seguiram realizando eventos na cidade de Dourados, onde Carlinhos é vereador.

Em nota publicada no jornal O Estado de Mato Grosso do Sul, de 12/01/07, a Onged-MS (Organização não-governamental das Entidades Desportivas de Mato Grosso do Sul), presidida por Waldemar Scacalossi, teria recebido uma verba de 40 mil reais, enquanto todas as federações estavam "à ver navios", com dificuldades de cumprir seus respectivos calendários e alguns presidentes de federações até acumulavam dívidas devido ao não cumprimento da lei que previa uma quantia determinada para cada um dos projetos e federações contempladas no início do ano. O Esporte Ágil entrou em contato com Waldemar, que esclareceu que esta verba teria sido repassada para a realização do Prêmio Personalidade do Esporte de Dourados, em dezembro de 2006.

Segundo Waldemar, a função da Onged é "trabalhar em função das federações, ajudar a organizar ranquings e projetos para viabilizar verbas juntos à iniciativa pública", mas o que se viu, neste caso, foi sua articulação junto à Sejel para viabilizar mais verbas e privilégios para a cidade de Dourados. Aliás, não há nada de errado que Dourados seja contemplada com verbas estaduais para fomentar seu esporte, porém, foi constatado no tempo em que Carlinhos Cantor esteve na Sejel, um detrimento às outras regiões do Estado, enquanto o ex-secretário continuava injetando verbas em sua cidade e fazendo sua auto-promoção.

Foram 40 mil reais para um prêmio que, de efetivo, pouco contribui para o esporte sul-mato-grossense e 107 mil reais para o Ubiratan Esporte Clube, também de Dourados. Nada justifica isso, se pensarmos que, por causa da retenção da verba das federações, centenas de atletas deixaram de disputar competições e dirigentes tiveram que arcar com os custos em eventos que deveriam ser bancados pelo FIE. Um dos exemplos, é a verba que o ex-governador prometeu para bancar o combustível dos ônibus dos clubes que disputaram o Estadual da Série A 2006, mas nenhum deles viu a "cor" deste dinheiro.

Fato é que, depois que Zeca arranjou essa "boquinha" para Carlinhos Cantor na Sejel, ele conseguiu eleger-se presidente da Câmara de Vereadores de Dourados e segue prestigiado na cidade.

Enquanto o esporte de MS for usado nos "joguetes" políticos destes que se denominam "representantes do povo", ele estará continuamente condenado à estagnação.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS