Diversos | Da redação | 04/09/2007 12h34

Aquidauana sedia os projetos Caravana do Esporte e da Música

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - Inovadora, a Caravana do Esporte, projeto social que utiliza a atividade esportiva como ferramenta de educação, amplia seu campo de atuação e ganha o reforço da Caravana da Música a partir deste mês de setembro. O novo projeto, uma parceria entre a ESPN Brasil, o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e a cantora Daniela Mercury, tem como objetivo disseminar o conceito da educação por meio da experimentação artística de música e dança, valorizando a cultura popular.

De 04 a 06 de setembro, a Caravana da Música e a Caravana do Esporte estarão em Aquidauana, localizada a 130 quilômetros de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Juntas, as Caravanas vão atender 1.500 crianças e adolescentes da região e 200 professores da rede pública de ensino. 

Grandes nomes do esporte nacional estarão no município, entre eles Antônio Carlos Barbosa (técnico que comandou a seleção feminina de basquete na conquista da prata nos Jogos Pan-Americanos do Rio. Bronze na Olimpíada de Sydney em 2000; bronze no Pan de Santo Domingo em 2003), Marta Sobral (prata na Olimpíada de Atlanta em 1996; bronze em Sydney 2000; prata nos Jogos Pan-americanos de Indianápolis em 1987, ouro no Pan de Havana em 1991; seis vezes campeã sul-americana de basquete), Ida (ex-integrante da seleção brasileira de vôlei, bronze nos Jogos Olímpicos de Atlanta em 1996), Claudinei Quirino (velocista bronze nos Jogos Olímpicos de Atlanta 1996 (4x100m rasos); prata nos em Sydney 2000 (4x100m rasos); ouro nos Jogos Pan-americanos de Santo Domingo 2003 (4x100 m rasos)) e Dayane Camillo (ginasta medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos de Winnipeg 1999 (conjunto); três medalhas de ouro nos Jogos Pan-americanos de Santo Domingo 2003 (conjunto, conjunto arcos e bolas, conjunto fitas).

A Caravana da Música e a Caravana do Esporte colocam em prática o Capítulo 4 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que garante os direitos à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer. A missão dos dois projetos é despertar os jovens para a cidadania, aplicar o esporte e a arte para contribuir com valores como auto-estima, companheirismo e convívio social.

Profissionais indicados por Daniela Mercury realizarão oficinas de música e dança com crianças e adolescentes de 6 a 14 anos de Aquidauana. O grupo também fará workshops para professores da rede pública de ensino do município para capacitá-los a dar continuidade ao projeto depois da passagem da Caravana da Música. 

A equipe da Caravana do Esporte também vai desenvolver clínicas esportivas de vôlei, basquete, atletismo, ginástica e canoagem com crianças e adolescentes de 7 a 14 anos e vai ainda realizar oficinas com professores da rede pública de ensino do município para capacitá-los a dar continuidade ao projeto.

Na estrada desde 2005, a iniciativa já atendeu mais de 35.000 crianças e jovens. O projeto já percorreu 24 cidades em 12 estados brasileiros. Além disso, a Caravana já capacitou mais de 5 mil professores da rede pública de ensino. Outros municípios do Mato Grosso do Sul já atendidos pela Caravana do Esporte são Dourados e Caarapó.

O que é? - A Caravana do Esporte da ESPN Brasil visita regiões de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e Índice de Desenvolvimento da Infância comprometidos (IDI). A iniciativa é possível graças à aliança com o UNICEF - Fundo das Nações Unidas para a Infância, que chancela o projeto desde 2005 e indica as cidades a serem atendidas. O Instituto Esporte e Educação, presidido por Ana Moser, é o responsável pela metodologia aplicada. O projeto conta ainda com a parceria de grandes nomes do esporte nacional.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS