Diversos | Correio do Estado | 24/07/2006 16h26

Atraso no FIE poderá cancelar os estaduais de três modalidades

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - O esporte de Mato Grosso do Sul deu dois passos para trás e está parado. Pelo menos quatro grandes competições programadas para este semestre estão ameaçadas e podem não ser realizadas por causa da falta de recursos. Os estaduais de Futsal, Handebol, Tae kwon do e a Copa Cidade de Campo Grande de Society podem ser cancelados caso o Governo do Estado não libere os recursos do Fundo de Investimento Esportivo.

Segundo o secretário estadual da Juventude e do Esporte e Lazer, Carlinhos Cantor, o Governo cortou 50% do orçamento da pasta. Assim, recebendo R$ 200 mil mensais, não consegue custear as despesas da secretaria, tampouco cumprir o que determina a lei, liberando para as federações esportivas os recursos previstos no ranking do Fundo de Investimento Esportivo.

Realizado há sete anos, o Estadual de Futsal, que coloca em disputa a Copa Governo Popular, mobiliza por edição 340 atletas, das 16 melhores equipes de Mato Grosso do Sul. "Este ano estamos com os times todos prontos e preparados para a disputa, mas não temos como realizá-la", lamenta Renê Martinez, presidente da Federação de Futsal. Segundo Martinez, dirigentes da Federação de Futsal estão tentando buscar patrocínio para salvar a competição.

Para o presidente da Federação de Handebol, Josimário Derbli, de nada adiantou as federações organizarem seus calendários no início da temporada. "A exemplo dos anos anteriores, cumprimos o que foi estabelecido em comum acordo com a Secretaria Estadual da Juventude e do Esporte e Lazer, apresentando o calendário, cumprindo os critérios para figurarmos no ranking e nos preparamos para a realização dos eventos. Porém, embora previstos em lei, os recursos não são liberados".

Mesmo sem recursos, a Federação de Tae kwon do foi obrigada a cumprir seu calendário para não perder a classificação na Confederação Brasileira. Segundo o presidente Vanderlei Mota, teve que realizar rifas e contar com apoio de familiares para enviar uma delegação de 22 atletas para a disputa do Campeonato Brasileiro, em São Paulo. "A competição estava prevista no calendário desde janeiro e na programação de recursos do Fundo de Investimento Esportivo", disse Mota

O dirigente ressalta ainda que ainda há o Campeonato Estadual Masculino e Feminino para ser realizado até setembro, conforme determinação da Confederação Brasileira. Tradicional no futebol society de Mato Grosso do Sul, a Copa Cidade de Campo Grande, prevista para agosto, também está ameaçada. Além destas competições, várias outras foram canceladas por federações diversas, como as de judô, atletismo, kung fu kuoshu, boliche e karatê.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS