Diversos | Com Sejel | 18/07/2006 18h24

Na manhã desta terça, Idileida Aparecida tomou posse da CEDPI

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - Em cerimônia realizada na manhã desta terça-feira (18/7), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), secção MS, foi empossada a mesa diretora do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDPI). Tomaram posse, respectivamente, a presidente Idileida Aparecida Miranda Lima, e o vice-presidente Sebastian Messias de Souza.

Na oportunidade, foi firmado um convênio entre a OAB, a CEDPI e o Ministério Público de Mato Grosso do Sul, com o objetivo de apoiar o Conselho na criação e implantação de Conselhos de Defesa e Direito dos Idosos nas comarcas do Estado.

A presidente Idileida Aparecida Miranda Lima é funcionária pública estadual, professora de educação física e técnica da Sejel. O vice-presidente, Sebastian Messias de Souza, também é funcionário público estadual e realiza trabalhos de apoio à pessoa idosa do município de Ivinhema.

Em seu discurso de posse, Idileida relatou que sempre batalhou e lutou pelos direitos das pessoas idosas. Edi, como é conhecida, lembrou as palavras do secretário geral da Onu, Koffi Annan (atual secretário-geral da Organização das Nações Unidas, laureado com o Prêmio Nobel da Paz em 2001, e que nasceu em Kumasi, Gana, África): "Na África, quando morre um ancião, desaparece uma biblioteca. O idoso é um intermediário entre o passado e o futuro".

Envelhecimento Global - Edi falou sobre a necessidade de se discutir a questão do envelhecimento global e de se alterar a visão do mundo ocidental e da mídia, que cultuam uma juventude bela e saudável em detrimento do idoso. "A imagem da velhice que nos é apresentada lembra a feiúra, doenças, e outros conceitos excludentes que impregnam a cultura e o imaginário de nossa sociedade", argumenta.

A nova presidente da CEDPI lembra que é preciso reverter essa situação no âmbito sócio-político-econômico-cultural. "Assumo o compromisso de integrar os diferentes agentes sociais de modo a intensificar experiências e mostrar a real capacidade, as expectativas, a beleza e a grandiosidade de nossos idosos".

Idileida assumiu a missão perante o Estado e convidou toda a sociedade na busca da eqüidade e reciprocidade entre todas as gerações. "Não temos o direito de ter uma missão paternalista e tutelar sobre os idosos, mas o dever de lutar pelo respeito, pela dignidade e pelos direitos do idoso", finaliza.

Falta de respeito - Geraldo Pinheiro Escobar, presidente da OAB-secção MS, comentou que a maior obrigação do CEDPI e da OAB é não só convercer a sociedade, mas o poder público, de que deve existir respeito ao idoso.

"Deparamo-nos a todo momento com a falta de respeito aos idosos em diversos momentos e em diferentes situações do cotidiano". Segundo ele, faz-se necessário reverter esta situação e o convênio firmado é um passo fundamental para se tentar uma mudança no ponto de vista da sociedade em relação aos direitos e necessidades do cidadão idoso.

A ocasião também serviu para que a OAB prestasse uma homenagem à advogada Cleusa Espínola, de 69 anos, que recebeu uma placa alusiva aos bons serviços prestados frente à OAB e à sociedade sul-mato-grossense.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS