Entrevistas | Gabriel Sato | 12/09/2020 06h46

EA TV conversa com atleta de MS convocada para Seleção de Flag

Compartilhe:

Os esportes americanos têm aumentado o número de praticantes no Brasil. Com a internet e desenvolvimento das mídias, acompanhar diferentes modalidades não tem sido uma dificuldade como nos anos passados. Um dos esportes que cresce nos últimos tempos é o flag football, modalidade que possui equipe em Campo Grande, campeã nacional.

Luiza Cunha é atleta da recente equipe formada na Capital, o Cobrarés Flag Football. Ela prática o esporte desde 2013, e no ano passado, foi convocada para participar dos treinos da Seleção Brasileira.

O Cobrarés é o atual campeão nacional feminino. A equipe é formada por uma junção de outros dois times que existiam em Campo Grande: Cobras e Jacarés do Pantanal. De acordo com Luiza, a ideia de juntar as duas equipes surgiu por meio de uma necessidade. Por ser um esporte pouco conhecido, os clubes possuem dificuldades em conseguir novas jogadoras. Então, no ano passado, as duas equipes estavam com problemas por falta de atletas, e o Cobras iria deixar de participar do Circuito Nacional. A partir disso, surgiu a ideia de unir os dois times.

A notícia da não participação do Jacarés foi muito ruim para seu rival Cobras. Isso porque ambas as agremiações se ajudavam a treinar. Como as duas se enfrentavam por serem as únicas equipes de Campo Grande, os duelos serviam também para ambos os times treinarem para competições nacionais. Sem uma das equipes, a outra ficaria sem uma referência.

Segundo Luiza, a iniciativa também surgiu para fortalecer a modalidade em Mato Grosso do Sul. “Pensando nas meninas que amam o flag e no nosso estado, para levarmos nosso nome às competições e descentralizar de São Paulo, resolvemos nos unir.” Revelou Luiza.

Junção deu certo e o Cobrarés Flag Football foi campeão nacional em 2019 (Foto: Reprodução/Facebook)

Convocação para Seleção Brasileira
Luiza conheceu o flag em 2013, por intermédio de sua prima. As duas começaram a treinar no Jacarés do Pantanal, mas no ano seguinte, Luiza mudou para os Cobras.

Ela revela que no início ia aos treinos por conta da sua prima, mas depois de duas semanas, se apaixonou pelo esporte e começou a ir por conta própria.

Em 2019, a atleta foi convocada para treinar com a Seleção Brasileira e conseguiu ficar na lista final das 23 selecionadas para a preparação do Mundial.

Desde novembro ela treina com as meninas da seleção, mas devido à pandemia do Novo Coronavírus, os treinos pararam no mês de março.

Em virtude da pandemia, o Mundial que aconteceria neste ano, passou para 2021.

Flag Football
O Flag football é um jogo semelhante ao futebol americano, porém com menos contato. De acordo com Luiza, o contato da modalidade é semelhante a um jogo de basquete ou handebol.

No Flag é usado um cinto de flag (uma espécie de fita). Caso o jogador do time da defesa tirar este cinto, o time de ataque perde a posse da bola imediatamente, sem direito a perder um down, ou seja, perdeu a flag perdeu o jogo.

A modalidade disputada por Luiza é o flag 5 x 5, ou seja, cinco no ataque e cinco na defesa.

Cobrarés atualmente é a única equipe feminina de flag em Campo Grande (Foto: Reprodução/Facebook)

No Brasil existem 160 equipes, e a principal competição é o Circuito Nacional. A primeira fase é o regional, depois disso o campeão vai para os playoffs e juntam as regiões, no caso de Mato Grosso do Sul que faz parte do centro-oeste, a junção ocorre com o norte. O vencedor dessa fase vai à Super Final.

Projeto com a Funesp
Por meio do Movimenta CG, da Fundação de Esportes (Funesp), a presidente do Cobrarés, Lica Lira, levou o projeto de incluir o flag no programa da fundação.

A ideia foi aceita e a presidente passou a dar treinos do esporte para crianças de Campo Grande há quatros anos.

De acordo com Luiza, o projeto é muito importante para que novos atletas surjam na modalidade, e segundo ela, boas revelações do esporte devem surgir a partir do projeto. “Existem garotos e garotas muito bons, adolescentes de 12 e 13 anos. É uma pena que nas competições só possam jogar pessoas com mais de 16 anos, porque ali no projeto existem grande talentos.”

Uma das vantagens do flag, é que diferente do futebol americano, a modalidade não necessita de diversos equipamento. Então, além de ser mais acessível, também é mais seguro por não possuir os impactos que ocorrem nos jogos da National Football League (NFL).

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS