Esporte Ágil | Ayanne Gladstone | 15/04/2021 10h21

A prática mahamudra com Lucas Mendes

Compartilhe:

A mahamudra é uma prática esportiva que reúne fundamentos da yoga, meditação e calistenia. Seu significado, de origem oriental e alinhada a essência dos ensinamentos de Buda, é ‘hiperconsciência’ ou ‘equilíbrio’ e sua finalidade é unir o espectro esportivo do praticante ao seu espectro espiritual.

Criada na Índia no século XI (11), Cesar Curti, ex-modelo internacional e atleta, foi quem fundou o projeto Mahamudra Brasil em 2013. Após morar na Ásia durante 8 anos, transitando entre países como Filipinas, China e Tailândia, onde praticou kung fu, atletismo, vôlei e futebol, Curti enxergou na modalidade uma metodologia de desenvolvimento humano e autoconhecimento. Ela se tornou o hit esportivo do momento e conta com adeptos na América Latina, América do Norte, Europa, Oceania e Oriente Médio.

O profissional de educação física, Lucas Mendes, é um dos representantes do Mahamudra Brasil de Campo Grande. Em meio à rotina corrida, Mendes cedeu um pouco do seu tempo para conversar com o Esporte Ágil sobre a filosofia da modalidade e como ela solidificou sua vida.

Filosofia e técnica

De acordo com Mendes, a mahamudra é uma filosofia de vida que procura extrair o melhor de cada pessoa. São trabalhados os três pilares da vida: o corpo, a mente e o espírito. A yoga é utilizada como base de resposta às perguntas internas e árduas que o praticante possui. “Esse é o objetivo da mahamudra, é fazer a transformação do ser humano”.

Mendes explica que a parte corporal, para além de um corpo definido, utiliza-se de diversos dogmas para o praticante se tornar o mais completo possível. Para a saúde corporal, são utilizados exercícios estimulantes da mente, memória, mentalização, respiração e meditação. Em relação à saúde corporal, além da própria yoga e calistenia, as práticas desenvolvidas são a ginástica natural, corrida, treinamento militar, artes marciais e treinamento funcional de alta intensidade. Para a área espiritual, há uma partilha de exercícios de autoconhecimento, relaxamento, conscientização e a definição de metas e objetivos.

Nas artes marciais em geral, ter disciplina e respeito pelo próximo são dois fundamentos que levam o praticante adiante. Esse desenvolvimento psicossocial é essencial para o bom intelecto e caráter e é uma oportunidade para que as pessoas se enxerguem e se respeitem. “O objetivo da maha é fazer com que o ser humano pense no próximo como um todo, então essa é a nossa filosofia de vida”.

Incentivo e treinos

Mendes conta que praticava esportes desde a infância, mas tinha baixa autoestima. Por causa da ansiedade ele perdeu peso, então, já em sua adolescência e decidido a sair do lugar, Mendes começou a praticar com mais afinco. No início, ele não tinha disciplina suficiente para manter o treino pesado, mas persistiu e hoje é grato pela mudança de vida.

(Foto: Lucas Mendes)

Possui o incentivo de seus pais, irmão e amigos, companheiros da mahamudra e, segundo ele, das pessoas que transforma. “Há a importância da família, dos alunos, de tudo. Eu acho que sem eles eu não seria nada. Eles me completam assim como eu completo eles. Tem um pensamento na vida que fala que pessoas precisam de pessoas sempre”.

Mendes afirma que sua principal motivação de continuar com a modalidade é a mudança que propaga na vida de seus alunos e em quem acompanha o passo a passo de sua profissão. Mais do que palavras, realizar atividades e expor os resultados físicos e mentais é um ato de incentivo. “Acho que não tem dinheiro no mundo que pague o fato de uma pessoa chegar pra você e falar “muito obrigado por você ter mudado a minha vida”. O que me motiva a ter esse lifestyle é inspirar pessoas a partir do momento que a palavra convence, mas o exemplo arrasta”. 

Além de profissional de educação física, Mendes também é modelo, fotógrafo, empresário e digital influencer fitness. Seu perfil no Instagram conta com mais de 88 mil seguidores e é recheado de dicas para uma alimentação saudável e treinos intensos. Mendes treina há 10 anos, de duas a três vezes por dia e também pratica triathlon, ou seja, a corrida, natação e ciclismo estão em sua rotina, além do crossfit, slackline (equilíbrio sobre corda), e levantamento de peso – inclusive de carros. “Com certeza eu inspiro pessoas, principalmente de onde eu cheguei, do ser humano que eu sou. Então tudo que eu passei na minha vida fez eu me transformar nesse ser humano que eu sou hoje, e eu acredito que cada exemplo que eu dou pras pessoas, cada visão de mundo, cada transformação, me faz ser um espelho”.

Aulas e boa alimentação

(Foto: Lucas Mendes)

Atividades ao ar livre têm o benefício de fazer o esportista se conectar com a natureza enquanto trabalha em seus próprios limites corporais. Mendes explica que seus alunos são convidados para praticar ao ar livre. Pontos turísticos como o Parque das Nações Indígenas, Parque dos Poderes e Orla Morena são os locais mais comuns. “Nós trabalhamos completamente ao ar livre, porque as pessoas vivem num âmbito fechado: casa, serviço, serviço, casa. Por isso nós utilizamos o ambiente aberto para realmente tirar a pessoa da zona de conforto. Fazer ela sair de casa e respirar um ar puro”.

Por causa da pandemia, Mendes precisou se adaptar a introdução de aulas online, mas ficou um pouco mais aliviado, pois a Empresa Mahamudra não sofreu mudanças radicais. “Eu não tinha esse objetivo, mas a pandemia me fez entrar muito no online, mas, com relação à empresa, não mudou de uma forma extraordinária, só os eventos beneficentes onde nós colocávamos 100, 150 pessoas por aqui. Acaba ficando meio complicado”.

Mendes ressalta que a modalidade é feita para qualquer pessoa, homens e mulheres, e para diferentes tipos de corpo. Não existe nível de restrição ou de condicionamento, e o praticante respeita seu próprio ritmo de atividade corporal. “A mahamudra é pra todo mundo. Possui gente de todo tipo aqui, então existe a pessoa com sobrepeso, atleta, idosa, jovem. Cada um faz no seu respectivo ritmo, na sua intensidade. O objetivo é você se conectar com você, trabalhar na sua melhor versão”.

Ele também explica que uma alimentação saudável é primordial para o bom desempenho de qualquer atividade física. Com dicas de receita cheias de legumes, verduras, frutas e fibra, ele comunica a reeducação alimentar em seu Instagram e evita o consumo de carne. “Eu sou muito ligado à energia e isso me faz muito bem, não comer carne, mas eu não prego isso. Eu não levanto bandeira, eu acho que sou muito cauteloso a esse ponto, porque hoje em dia nós vivemos em um mundo de juízes. A partir do momento que eu falar “eu não como carne, eu sou vegetariano” e se eu tiver vontade de comer e depois comer, as pessoas podem ver isso e dizer “mas você não era vegetariano, você não defendia isso e aquilo?”, então por isso eu não levanto bandeira, mas a alimentação é primordial para tudo”.

Corpo como templo

Dentro do ensinamento budista, o corpo e a mente devem coexistir sob uma sintonia. A liberdade, sabedoria, paz e felicidade são algumas das emoções trabalhadas pelo budismo. Para ter um corpo saudável, é necessário que o espírito também esteja.  

O treino corporal para iniciantes pode queimar de 700 a 1 mil calorias, já os avançados e intermediários queimam de 1 mil a 2 mil calorias. A mudança no corpo acontece depois de 3 meses de aula, e a melhora na qualidade de vida é uma característica motivacional para a reflexão da modalidade.

A partir da mahamudra, Mendes compreendeu que a vida é um eterno equilíbrio e reacende a essência do ser humano e o amor por viver. “Imagina que em uma corrente, se algum desses pontos estiver fora de equilíbrio (corpo, mente e espírito) então está tudo ruim. É necessário equilibrar esses três pilares da vida, porque não adianta um deles estar bom e esquecer os outros. A parte espiritual nada mais é do que você trabalhar o amor para com o próximo, o amor para com a vida. Não é religiosidade, é espiritualidade”.

Nesse contexto, Mendes finaliza com uma comparação descontraída para quem deseja mudar de vida e viver o lifestyle com disciplina e resistência. “Eu gosto de fazer um comparativo do seu corpo com uma Lamborghini. Imagina se você ganhasse uma Lamborghini avaliada em 2 milhões de reais, o que você faria com ela? Garanto que você levaria no melhor posto, no melhor tratamento. Levaria no melhor mecânico, daria a melhor lavagem, e o que você faz com o seu corpo? Ele tem um valor imensurável, e você o tem na sua vida. Por que que você coloca tal alimentação para dentro? Por que você não cuida do seu templo? É esse o comparativo, então faça por você aquilo que ninguém pode fazer”.

Disciplinado, focado e terceiro lugar no 1º Desafio Internacional de Triathlon de La Frontera, Mendes agora se prepara para o Evento Bertioga Maresias, uma ultramaratona de revezamento, e o Ironman Brasil, o maior evento de triathlon da América Latina. Para conhecer mais do trabalho de Mendes acesse seu perfil no Instagram @lucasmendes.mbt ou se inscreva em suas aulas de treino mahamudra, lifestyle e saúde pelo direct do perfil @teamlucasmendes

 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS