Esporte Universitário | Lucas Castro/Da Redação | 13/08/2018 23h24

Atlética de Jornalismo da UFMS estreia com o pé direito no JIMS 2018

Compartilhe:

A Associação Atlética Acadêmica de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (AAAJUFMS) fez uma estreia para recordar no último sábado (11), na 8ª edição dos Jogos Interatléticas de Mato Grosso do Sul (JIMS), evento esportivo universitário mais tradicional do estado. Esta é a segunda vez em que a Atlética de Jornalismo da Federal participa dos Jogos.

A boa campanha da AAAJUFMS começou com a dupla feminina Gabriela Longo e Isabelly Melo ao faturarem o segundo lugar no tênis de mesa. Na trajetória até a final, as atletas derrotaram equipes como a Atlética de Educação Física e Atlética das Engenharias, ambas da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e que, respectivamente, foram campeã e vice-campeã no ranking geral da competição no ano passado.

No torneio da modalidade, cada atlética foi representada por uma dupla, tanto no feminino, quanto no masculino. Os dois membros de cada equipe tinham que se enfrentar em partidas individuais de até três tempos. Em caso de empate no individual, o confronto de duplas definia a partida.

Isabelly Melo conta que nunca participou de uma competição oficial de tênis de mesa e que sempre jogou esporadicamente por diversão. “Eu só joguei tênis de mesa de brincadeira no colégio, na casa de amigos. Então, quando a gente venceu a Educação Física já fiquei muito feliz, mais ainda após chegarmos à final. Por eu não saber jogar direito contra adversárias que praticam com certa frequência, até profissionais, gostei muito do meu desempenho e fiquei muito surpresa de chegar a uma final”.

Gabriela Longo e Isabelly Melo (Foto: Gerson Wassouf)

Assim como em qualquer outra competição, sempre há equipes favoritas e no JIMS não é diferente. No entanto, a acadêmica Isabelly Melo acredita que a hegemonia das atléticas vem perdendo força. Vale ressaltar que algumas atléticas como, por exemplo, a das Engenharias, é integrada por mais de um curso de graduação, o que possibilita a participação de um número maior de atletas.

“Foi uma sensação muito boa ver que uma atlética de menor expressão, com menos atletas como a nossa, conseguiu chegar no pódio de uma modalidade do JIMS. Tiramos a Educação Física e as Engenharias do caminho e é bom ver que a questão do favoritismo está mudando”, ressalta Isabelly.

A acadêmica Gabriela Longo já havia disputado campeonatos oficiais de tênis de mesa na infância e esse foi um dos motivos para que se colocasse à disposição da Atlética de Jornalismo da UFMS. Sem praticar há sete anos o esporte, a estudante confessa que não treinou para a competição universitária, mas confiava em sua experiência. “Eu fui no escuro. Achei que ia bem, ia longe na competição, porque já tinha todo um embasamento de treinamentos, sabia como jogar e só estava sem prática. Não acreditei e acho que ninguém acreditou também que o Jornalismo chegaria a uma final do JIMS”.

Na final, as atletas foram derrotadas para a Associação Atlética Acadêmica das Engenharias da UFMS (AAAENG-UFMS) em um confronto disputado ponto a ponto. “Foi um jogo bonito para quem assistiu e acho que representamos bem o Jornalismo”, finaliza Gabriela.

AAAJUFMS enfrentou atléticas de "peso" no caminho até a final do JIMS (Foto: Gerson Wassouf)

Sinuca

Neste primeiro final de semana do 8º JIMS, foram realizadas também partidas de sinuca. As disputas ocorreram na manhã de sábado (11) no Bar Camões, em frente à UCDB.

Pela primeira vez participando da modalidade, a dupla masculina da AAAJUFMS Daniel “Lacraia” e Luciano Pinheiro garantiram o bronze. 

Luciano Pinheiro fez uma avaliação positiva de sua participação no campeonato. "Na primeira partida, eu e meu parceiro ficamos apreensivos e jogamos a partida toda na defensiva. Com isso, conseguimos ganhar duas das três partidas e passamos de fase. Logo depois, contra a Atlética de Medicina Veterinária da UCDB mantivemos a mesma tática. Perdemos a semifinal num jogo bem disputado em que cometemos algumas falhas e ainda tivemos o azar de eles matarem a bola oito logo na primeira tentativa, nas duas partidas que perdemos".

Daniel "Lacraia" e Luciano Pinheiro (Foto: Carol Antonelli)

O atleta afirma que quando se faz parte de uma atlética em crescimento, a superação é o lema que se carrega em uma grande competição como o JIMS. "Não é difícil para uma atlética de engenharia, que junta vários cursos, manter uma tradição nos jogos e sempre ficar no pódio da classificação geral. O que eu vejo é que a gente sempre se supera. De um jeitinho ou outro conseguimos destaque nos jogos e essa segunda participação no JIMS já começou de uma maneira bem significativa".

O ponto forte da equipe foi sempre pensar com o máximo de cautela e estratégia a cada jogada. "O ponto fraco dos adversários era a falta de estratégia. Conseguimos vencer as partidas com estratégia e domínio de jogo. Defendemos bastante, enquanto os adversários só tentavam atacar e 'matar' as bolas. Dá pra conseguir uma colocação melhor para o ano que vem com certeza", acrescenta Luciano.

As meninas de Jornalismo da Federal Raquel Eschiletti e Renata Vanini também fizeram o dever de casa ao cravarem o quarto lugar na sinuca. 

Segundo Renata Vanini, só houve um treino antes do jogo oficial pelo JIMS e a sintonia com sua parceira Raquel durante a partida foi o principal motivo para ficarem entre as melhores duplas da sinuca. "Estávamos com medo de não passar nem do primeiro jogo, então o quarto lugar está ótimo".

"Perdemos na semifinal para duas meninas muito boas, mas tivemos erros bobos, por falta de atenção e sem falar que a pressão já estava forte naquele momento. Eu e Raquel nos demos muito bem durante o jogo, a gente conversava e arrumava uma estratégia a cada jogada para ganharmos. Voltaremos mais fortes no ano que vem", ressalva Renata.

Renata Vanini e Raquel Eschiletti (Foto: Carol Antonelli)

O JIMS continua nos dias 18, 19, 25 e 26 de agosto com o futsal, futebol society, voleibol, basquetebol e handebol.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS