Futebol | Assessoria CBF | 30/05/2024 08h24

Copa América: Brasil é recordista na arbitragem

Compartilhe:

A arbitragem brasileira é recordista na Copa América. A Conmebol anunciou a lista de árbitros que vão trabalhar na competição continental, que começa no dia 20, nos Estados Unidos.

Onze brasileiros foram convocados. Pela primeira vez na história, mulheres vão trabalhar na competição continental de seleções mais antiga do mundo.

A árbitra Edina Alves e a assistente Neuza Back estão no grupo de oito mulheres escaladas pela Conmebol. Na última Copa do Mundo Feminina, ela se tornou a primeira árbitra brasileira a atuar em oito partidas de Mundiais entre homens e mulheres, superando o recorde de Carlos Simon, que havia apitado sete jogos em três Copas do Mundo (2002, 2006 e 2010).

Alem de Edina, Wilton Sampaio e Raphael Claus também foram escalados pela Conmebol para atuar na Copa América. A lista da Conmebol conta com 101 árbitros designados para atuar na competição. A Colômbia ficou em segundo lugar, com dez árbitros escalados.

O Brasil também terá como representantes no quadro de arbitragem os assistentes Danilo Manis, Rodrigo Correa, Bruno Boschilia, Bruno Pires e Neuza Back. Daniel Nobre, Pablo Gonçalves e Rodolpho Toski serão os árbitros auxiliares de vídeo (VAR). A lista A Colômbia teve dez árbitros escalados, seguido da Argentina, com nove.

"Essa convocação para a Copa América demonstra claramente a evolução da arbitragem brasileira e a representatividade que temos no mundo. Indica também que o caminho do desenvolvimento está sendo correto", afirmou o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Wilson Seneme.

RECORDISTA TAMBÉM NA OLIMPÍADA DE PARIS

Em abril, a Fifa escalou sete árbitros brasileiros para os Jogos Olímpicos de Paris. Dos 89 profissionais indicados, o Brasil é o país com mais árbitros convocados pela FIFA.

Ramon Abatti Abel e Edina Alves estão entre os relacionados para apitar os Jogos de Paris. Quatro assistentes brasileiros também foram confirmados nas Olimpíadas: Neuza Inês Back, de Santa Catarina, Guilherme Dias Camilo, de Minas Gerais, Rafael Alves, do Rio Grande do Sul, Fabrini Bevilaqua, de São Paulo. No VAR, o Brasil estará representado por Daiane Muniz, de São Paulo.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS