Futebol | Da Redação/Com OAB/MS | 24/04/2014 11h34

COPAI realiza partida de futebol indígena no sábado

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - A programação da V Semana do Índio da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), conta com a partida de futebol indígena, que acontece no sábado (26). O jogo será realizado na quadra de areia do Parque das Nações Indígenas às 9h.

A Semana é realizada pela Comissão Permanente de Assuntos Indígenas (COPAI) e tem como tema este ano “A Importância do Esporte na Manutenção da Cultura e dos Costumes dos Povos Indígenas”.  A abertura do evento é nesta quinta-feira (24) e segue até dia 26 de abril, em Campo Grande.

Os palestrantes no dia 25, sexta-feira, serão os idealizadores dos Jogos Indígenas no País, os irmãos Marcos Terena e Carlos Terena, que falam sobre a criação dos jogos no Brasil e os jogos mundiais. Criado em 1996, a competição já reuniu mais de 150 povos indígenas brasileiros disputando modalidades como arco e flecha, cabo de guerra, canoagem e corrida com tora. Na V Semana do Índio, o futebol foi o esporte escolhido como temática em 2014 em alusão à Copa do Mundo.

Para Sâmia Roges Jordy Barbieri, presidente da Copai, o esporte é uma forma de celebrar as tradições. “O objetivo é que o encontro destaque a importância dessa cultura e que o esporte fortaleça a valorização dos povos indígenas”, disse.

O evento também terá palestras, danças, feira de artesanato e culinária indígena.  Confira a programação:


24/abril                    

18h30 – abertura

18h45 – palestra “O índio na história” - Neimar Machado de Sousa (doutor em História, professor da UFGD)


25/abril

18h30 – palestra “O esporte como reconhecimento da cultura e tradição dos povos indígenas: a criação dos Jogos Indígenas no Brasil e os Jogos Indígenas Mundiais” - Marcos Terena e Carlos Terena (fundados dos Jogos Indígenas)

19h30 – palestra “A violência à mulher indígena” - Ana Lara de Castro (promotora)


26/abril

9h – Celebração do encerramento da Semana com partida de futebol indígena

Feira de Artesanato

Dança Indígena

Culinária Indígena

10h30 – Exposição do filme Xingu 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS