Futebol Feminino | Assessoria CBF | 16/04/2024 14h48

Faltam 100 dias para a estreia da Seleção Brasileira nos Jogos Olímpicos

Compartilhe:

Faltam exatamente 100 dias para a estreia da Seleção Feminina nos Jogos Olímpicos de Paris. Para você não ficar de fora, o site da CBF preparou um guia com todas informações que precisa saber sobre a participação do Brasil na competição mundial.

Brasil carimba passaporte para Paris

As Guerreiras do Brasil garantiram a classificação para os Jogos Olímpicos de Paris na CONMEBOL Copa América 2022, em Bucaramanga (COL). Na ocasião, a Seleção venceu a Colômbia por 1 a 0, conquistando seu oitavo título da competição continental.

Arthur Elias no comando

Desde a chegada do técnico Arthur Elias, em setembro de 2023, a Seleção tem obtido bons resultados. Nestes sete meses, o treinador já levou o Brasil até a final da primeira Copa Ouro feminina, competição disputada em março, que tem o formato semelhante ao dos Jogos Olímpicos. Nela, as Guerreiras do Brasil venceram cinco partidas (Porto Rico, Colômbia, Panamá, Argentina e México), e ficaram com o vice-campeonato após a grande final contra os Estados Unidos,

Além disso, no desafio mais recente da equipe nacional, no Torneio SheBelieves, em abril deste ano, o Brasil teve a chance de encarar dois adversários que estarão na Olimpíada: Canadá e Japão. No primeiro, a Seleção acabou superada na disputa de pênaltis por 4 a 2. No entanto, no duelo contra as japonesas, a Amarelinha triunfou, também nas penalidades. Naquela vez, Lorena foi o destaque da partida, defendendo pênaltis durante o duelo.

Testes na Seleção Feminina

Uma das propostas trazidas pelo treinador era dar oportunidades para novas jogadoras na Seleção Feminina. Em apenas cinco listas divulgadas, o treinador convocou 47 atletas. Destas, oito jogadoras atuaram pela primeira vez pela Seleção Principal.

Desde sua primeira convocação, Arthur Elias não repetiu a formação da equipe durante os duelos. Na Copa Ouro, por exemplo, foram seis esquemas diferentes em seis partidas.

Formato de disputa

O torneio de futebol olímpico começa no dia 25 de julho, um dia antes da cerimônia de abertura dos Jogos. A grande final será no dia 10 de agosto. Ao todo, serão 12 equipes, com 18 atletas por delegação. A competição será disputada em sete cidades francesas: Paris, Saint-Étienne, Nantes, Nice, Bordeaux, Lyon e Marselha.

Os dois melhores times de cada grupo, além dos dois melhores terceiros colocados, avançarão para a fase eliminatória. As demais equipes competirão nas quartas de final, semifinais, disputa pelo terceiro lugar e final. Todos os jogos serão disputados em turno único.

O Brasil está no Grupo C, ao lado de Nigéria, Japão e Espanha. A Seleção estreia no dia 25 de julho contra a equipe africana, em Bordeaux. Depois encara o Japão no dia 28, em Paris, e retorna à Bordeaux para o último duelo da fase de grupos contra a Espanha no dia 31 de julho.

Confira a agenda de jogos das Guerreiras do Brasil nas Olimpíadas de Paris:

Brasil x Nigéria
Data: 25 de julho (quinta-feira), 21h (horário local)/ 16h (horário de Brasília)
Local: Estádio de Bordeaux, Bordeaux (FRA)

Brasil x Japão
Data: 28 de julho (domingo), 17h (horário local)/ 12h (horário de Brasília)
Local: Parc des Princes, Paris (FRA)

Brasil x Espanha
Data: 31 de agosto (quarta-feira), 17h (horário local)/ 12h (horário de Brasília)
Local: Estádio de Bordeaux, Bordeaux (FRA)

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS