Futsal | Da redação | 10/12/2005 11h46

Fifa elege Brasil para sediar o Mundial de Futsal em 2008

Compartilhe:

A Fifa confirmou nesta quarta-feira (7/12) que o Brasil sediará o Campeonato Mundial de Futsal em 2008. A decisão foi anunciada na reunião do Comitê Executivo da entidade, que está sendo realizada em Leipizig, Alemanha. O presidente da Fifa, Joseph Blatter, comandou a sessão que ressaltou o favoritismo brasileiro, sobre candidaturas de peso como: Inglaterra, Alemanha, França, Romênia, Egito, Irã e Costa Rica.

Segundo o presidente da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), Aécio de Borba Vasconcelos, o Mundial 2008 no país vem em um momento de crescimento do esporte, tanto dentro como fora de quadra. \"Esta é uma recompensa ao potencial que o futsal brasileiro tem em todo o mundo. Também é preciso lembrar o trabalho fora da quadra. A escolha foi fruto da organização e do cuidado de toda a diretoria da Confederação, principalmente do Diretor Administrativo, Hideraldo Jorge Santana Martins\".

Hideraldo, no entanto, distribui os méritos da conquista. \"Se fomos escolhidos foi pela união e sintonia que está havendo entre todos os setores da CBFS, desde a presidência, passando pelos vice-presidentes, diretores, assessorias e até o mais humilde funcionário da Confederação. Todos foram primordiais para o sucesso da nossa candidatura\", pontuou o dirigente.

Com a escolha da candidatura brasileira este será o quinto país diferente a abrigar um mundial, após a Fifa assumir a gestão do futsal no mundo. Antes Holanda (1989), Hong Kong (1992), Espanha (1996), Guatemala (2000) e China (2004) foram sedes do campeonato. O Brasil chegou a abrigar um Mundial, o de 1982, quando a modalidade era regida pela extinta Fifusa.

A intenção da CBFS é dividir o campeonato entre sete cidades. Sendo a primeira fase em Fortaleza (CE), Recife (PE), João Pessoa (PB) e Natal (RN). A segunda fase seria em Goiânia (GO) e Brasília (DF) e as semifinais e final no Rio de Janeiro (RJ). \"Para nós o Mundial aqui no Brasil é um marco, pois assim, entre outras coisas podemos mostrar organização para lutarmos por um sonho ainda maior, que é o de entrar no programa olímpico\", disse o Diretor de Seleções da CBFS, José Maria Couto.

Já o Coordenador de Seleções, Reinaldo Simões, destacou o lado técnico. \"A torcida será fundamental para nos incentivar em busca da recuperação deste título. Estávamos ansiosos para saber do resultado, que reflete a organização e o empenho da nova diretoria da CBFS\", destacou Simões.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS