Ginástica | GE.net | 21/10/2005 12h03

Com 'Brasileirinho', Daiane busca terceiro ouro na Alemanha

Compartilhe:

Daiane dos Santos inicia nesta sexta-feira a disputa da etapa de Stuttgart da Copa do Mundo de Ginástica competindo na fase classificatória do solo, com a coreografia "Brasileirinho", e das barras paralelas. As finais destes aparelhos estão marcadas para sábado e domingo, respectivamente.
Ainda sem saber ao certo quem serão as suas adversárias, Daiane observou ginastas de peso na lista de inscritos. "Vi o nome das romenas Catalina Ponor, atual campeã olímpica do solo e da trave de equilíbrio, e Monica Rosu, ouro em Atenas-2004 no salto sobre o cavalo. Ainda não as encontrei por aqui, mas isso já indica que a competição terá um nível forte", afirmou. "Outro fato que eu observei é que a competição masculina tem mais inscritos que a feminina", continuou.

Além da gaúcha, que desembarcou em solo alemão terça-feira, o Brasil estará representado por Laís Souza nas quatro provas - solo, paralelas, trave e salto sobre o cavalo. "A Laís irá competir em todos os aparelhos porque, no Campeonato Mundial de Melbourne (na Austrália, de 21 a 27 de novembro), disputará o individual geral", explicou Daiane, que também está de olho no principal evento do calendário. "Vou aproveitar para analisar as meninas das outras seleções. O evento será uma ótima preparação para Melbourne", disse.

O objetivo de Daiane é manter a hegemonia das temporadas anteriores em Stuttgart, quando foi campeã no solo com "Brasileirinho" no ano passado e com a coreografia "Por Los Rumberos" em 2003. "Espero que tudo saia bem e que eu consiga levar para o tablado o que venho fazendo nos treinamentos", afirmou a ginasta, ressaltando que suas condições físicas também estão boas. "Está tudo normal. Continuo fazendo diariamente uma sessão de fisioterapia, com o objetivo maior de prevenir lesões".

"Pais Tropical"
Depois de escolher "País Tropical", de Jorge Benjor, como a música que irá embalar a sua nova coreografia no solo, Daiane preferiu continuar com "Brasileirinho" até o final do ano. "Os arranjos do novo tema ainda não estão prontos. E a coreografia também precisa ser ajustada, como o tempo para a respiração. Por isso, preferimos disputar Stuttgart e o Mundial com 'Brasileirinho', que é um trabalho muito mais amadurecido", explicou.

Até hoje, a coreografia mais utilizada por Daiane foi "Por Los Rumberos", música composta pelo norte-americano Tito Puente. Antes de ser aposentado, em abril do ano passado, o tema embalou a ginasta por cerca de quatro anos. Além do ouro em Stuttgart em 2003, naquele mesmo ano ela conquistou o título mundial em Anaheim (Estados Unidos) e um bronze na etapa da Copa do Mundo de Cottbus (Alemanha). Em 2004, a ginasta faturou medalhas de ouro nas etapas de Lyon (França) e de Cottbus - onde obteve a sua melhor nota no solo (9,762).

A estréia de "Brasileirinho" foi com o título da etapa do Rio de Janeiro, no ano passado, quando ela se sagrou também campeã da final da Copa do Mundo de Birmingham (Inglaterra), cravando a nota 9,712. Na temporada 2005, Daiane dos Santos garantiu vitórias em mais duas etapas da Copa do Mundo: a de São Paulo e a de Paris (França).

A única apresentação de "País Tropical" foi feita no final do mês passado, no palco do Teatro Guaíra, em Curitiba. O evento, porém, foi apenas uma demonstração realizada por Daiane e outras cinco ginastas da seleção brasileira.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS