Ginástica | Com CG Noticias | 18/10/2023 12h07

Ginasta da capital disputa em Campeonato Brasileiro em Goiânia

Compartilhe:

No mundo da ginástica artística brasileira, onde há uma ampla gama de talentosos atletas, certas histórias se destacam pela sua significância e emoção. Entre essas histórias está a de Jhuan de Oliveira, um dos alunos do Centro de Treinamento de Ginástica (Cefat), da Fundação Municipal de Esportes (Funesp), que foi escolhido pela família do lendário atleta João Luiz Ribeiro, para receber apoio financeiro para competir no Campeonato Brasileiro, que acontecerá em Anápolis – GO, do dia 01 a 05 de novembro.

A comunidade da ginástica artística brasileira ficou de luto com o falecimento de João Ribeiro, no dia 13 deste mês. Ribeiro, que se tornou uma verdadeira lenda por suas conquistas e dedicação ao esporte, deixou um legado inspirador. Em uma bela demonstração de sua generosidade, sua família decidiu honrar sua memória ao selecionar Jhuan como beneficiário de ajuda financeira para participar do Campeonato Brasileiro.

O Campeonato Brasileiro, que acontecerá em Anápolis é um evento importante para os ginastas brasileiros, reunindo os melhores talentos do país. Com o apoio financeiro fornecido pela família Ribeiro, Jhuan que se dedica nos treinos na Funesp, terá melhores condições para competir em alto nível e representar Campo Grande nesta importante competição.

A história de recebimento dessa ajuda financeira começou recentemente, após o falecimento do ex-atleta João Ribeiro, que iniciou sua carreira da mesma forma, com ajuda financeira do seu primeiro professor de ginástica que bancou sua primeira viagem de competição. Essa situação tocou sensivelmente a família de João que decidiu fazer o mesmo feito que aconteceu em sua carreira.

Para honrar seu legado, a família de João deu início ao Prêmio de Patrocínio João Luiz Ribeiro, para ajudar ginastas brasileiros que precisam de apoio financeiro a viajarem para competições e que possam realizar seus sonhos da mesma forma que João fez há tantos anos.

João Luiz foi quem colocou a ginástica brasileira no mapa do mundo. Depois de se aposentar, ele e sua esposa abriram duas escolas de ginástica nos Estados Unidos, passando os 40 anos seguintes inspirando centenas de jovens ginastas.

Neste ano, a família Ribeiro anunciou que iria ajudar Jhuan Oliveira, que foi o vencedor do Prêmio. O pequeno atleta terá suas despesas de viagem, hotel, refeições e competição totalmente cobertas.

O atleta Jhuan que está iniciando sua carreira na modalidade de ginástica na Funesp, tem apenas nove anos e treina desde os cinco anos. Em sua primeira competição já se destacou, se classificando em primeiro lugar em uma competição estadual, agora no dia 06 de outubro.

Para diretor-presidente da Fundação, Maicon Mommad, o apoio financeiro e de treinamento é fundamental para o atleta se desenvolver. “Temos um centro de treinamento bem equipado, com professores dedicados, que realizam o sonho de muitas crianças. O projeto vem sempre mostrando resultados eficientes, com a participação de alunos em grandes competições. O apoio da sociedade é importante para que essas crianças possam galgar, acreditar e sonhar na vida profissional de atleta.”

A responsável do Centro de Treinamento e treinadora, Elaine Nagano, ressaltou que o aluno é dedicado e o recurso financeiro foi merecido pelo atleta.

“Ele tem uma dedicação muito grande nos treinos, de tentar desenvolver o melhor que os professores passam. Para ir ao torneio eles sabem que tem que estar fazendo as séries limpas e quase perfeitas para poder viajar, e, mesmo sabendo que ele não iria viajar, ele veio em todos os treinos no feriado. Ele tem amor e dedicação pela Ginástica muito grande.”

Na entrega do recurso para o atleta, a equipe do Cefat realizou uma surpresa para Jhuan, com familiares, colegas de treino e outros convidados, que prestigiaram o evento e se solidarizaram com a emoção do ganhador.

A mãe do atleta, Pamela Cardoso, manicure, fala emocionada sobre como foi receber essa surpresa. “Foi muito emocionante, quando a professora me ligou foi um sinal de Deus. Tentamos programar, mas a situação não dava para ir. Ele está preparado, é um ótimo atleta, está dedicado. Jhuan treina todos os dias, eu acredito que o esporte é muito importante na vida da criança. Ele é uma criança muito dedicada em tudo que ele faz.”

O atleta ficou surpreso com o recebimento. Ele estava empenhado em seus treinos, quando soube da notícia. “É muito bom, sinto uma coisa boa. Vou conseguir competir e vou para conquistar uma classificação. No feriado treinei todos os dias, estava treinando seis vezes por semana, agora estou treinando cinco vezes.”

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS