Handebol | Lucas Castro | 04/08/2019 07h59

Raul Nantes faz nove e Brasil fecha fase de grupos em 1º lugar no handebol no Pan

Compartilhe:

A seleção brasileira de handebol masculino está garantida na semifinal dos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, após terminar a fase de grupos com 100% de aproveitamento. O Brasil derrotou, nesta sexta-feira (2), Porto Rico, e venceu por 35 a 26, pela terceira rodada do grupo B.

A partida não foi fácil para os brasileiros, pois Porto Rico endureceu o jogo e não desperdiçou as chances que teve para marcar. No entanto, a seleção verde e amarela contou com atuação inspirada e faro de gol aguçado do sul-mato-grossense Raul Nantes Campos, de 29 anos.

Natural de Nova Andradina, a 295 quilômetros de Campo Grande, o atleta fez nove gols, sendo o artilheiro do duelo. Além dele, Maestro e Rudolph foram destaques, com cinco e quatro gols, respectivamente.

Na primeira fase, o Brasil venceu todos os três confrontos. No primeiro compromisso, na quarta-feira (31), fez 33 a 23 no México, mas poderia ter feito mais, visto que errou demasiadas bolas em lances ofensivos. Na quinta-feira (1º), venceu o Peru facilmente, por 40 a 16. Por fim, bateu os porto-riquenhos ontem (2), encerrando o grupo B na liderança.

Nova-andradinense foi destaque contra Porto Rico (Foto: Divulgação/Cob)

Neste domingo (4), os brasileiros entram em quadra para enfrentar o Chile, às 17h (de MS). Na outra semifinal, a Argentina duela com o México, no mesmo dia, às 19h30. A final está agendada para segunda, às 19h30.

Passaporte a Tóquio-2020

Uma das formas de garantir vaga aos Jogos Olímpicos de Verão de Tóquio 2020, no Japão, é por meio dos Jogos Pan-Americanos. Para isso, o Brasil precisa ser campeão. A equipe tupiniquim é tricampeã da competição intercontinental, ao vencer em Toronto-2015, Santo Domingo-2013 e Rio-2007.

Além disso, a seleção nacional ficou em segundo lugar em quatro oportunidades: em Guadalajara-2011, Winnipeg-1999, Mar Del Plata-1995 e Havana-1991. O bronze veio somente em Indianápolis-1987.

Este é o auge do handebol masculino brasileiro. O selecionado verde e amarelo vem de um novo lugar no Campeonato Mundial de Handebol 2019, a melhor posição em todas as edições em que participou. Além do mais, o plantel conta com jogadores que atuam em alto nível em equipes de grandes ligas mundiais, principalmente da Europa, continente de maior força na modalidade.

Raul Nantes é um deles. O nova-andradinense atualmente joga pelo Dinamo Bucuresti, da Romênia. Ele está na Europa há uma década. Além da Romênia, passou por clubes da Espanha (Ademar León, Villa de Aranda e Helvetia Anaitasuna) e França (Billère e Tremblay). No Brasil, defendeu as cores de Pinheiros e São Caetano, ambos do estado de São Paulo.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS