Handebol | Da redação | 04/01/2005 15h27

Seleção Brasileira viaja na 4ª para amistosos

Compartilhe:

A Seleção Brasileira Masculina de Handebol - que irá disputar o Mundial da Tunísia entre os dias 23 de janeiro e 6 de fevereiro - encerra nesta quarta-feira os treinamentos no Ginásio Baetão, em São Bernardo do Campo (SP), e embarca no mesmo dia para Paris, na França. Na programação, dois torneios internacionais: na França, diante da Seleção da casa, além da Grécia, Sérvia e Montenegro, Suécia e Dinamarca. Os jogos serão realizados entre os dias 7 e 9, mas o grupo nacional permanece no país até o dia 12 para treinamentos. Na seqüência, a equipe viaja para Copenhagen, na Dinamarca, para participar de um quadrangular com a anfitriã, Suécia e República Tcheca. Estes jogos serão disputados entre os dias 13 e 15. Depois disso, os brasileiros permanecem em solo dinamarquês até o dia 22, quando viajam rumo ao Mundial.
 
O Brasil está na chave D, uma das mais difíceis do campeonato, a qual conta também com Alemanha, Egito, Noruega, Catar e Sérvia e Montenegro. O grupo faz sua estréia no dia 23, contra a Noruega. Com o plantel quase todo renovado e uma base formada por atletas vindos da categoria Júnior, o técnico Washington Nunes pretende fazer deste Mundial um laboratório. "Apesar do pouco tempo que a Seleção ficará junta antes do campeonato, nós iremos contar com estes torneios na França e na Dinamarca durante a preparação, o que será muito importante. Acredito que esta seja uma preparação adequada, não ainda a ideal, em virtude da falta de tempo, mas jogar com equipes fortes como as que vamos enfrentar nestes torneios será bom."
 
O técnico pretende que o Brasil melhore o desempenho do último Mundial, em Portugal (2003), quando terminou em 22º lugar. "Sabemos que é um grupo novo e que eles ainda não estão entrosados, mas em todo campeonato temos um objetivo e o nosso é ficar entre os 12 primeiros. Este é um passo inicial para conseguirmos o título inédito do Pan-Americano específico da modalidade, em 2006, e o bi dos Jogos Desportivos Pan-Americanos, em 2007 - o qual é classificatório para as Olimpíadas de Pequim, em 2008. Neste Mundial, pegamos uma chave difícil, então pretendemos no início ganhar do Catar, talvez do Egito e de mais uma equipe para nos classificarmos para a próxima fase. Só nos resta saber se os outros países também irão fazer este processo de renovação com suas equipes como estamos fazendo com a nossa, caso contrário, iremos enfrentar times muito experientes", analisou Nunes.
 
O armador Japa, considerado uma das promessas da equipe, conta que todos estão com muita expectativa. "O Mundial será bom para nos dar mais maturidade e experiência. Estes jogos que iremos disputar na Europa também serão muito importantes para o nosso entrosamento antes do campeonato. Acredito que esta renovação seja positiva porque todos os que foram convocados estão dando uma resposta boa", disse o jogador, que já havia sido chamado no ano passado, mas foi cortado antes das Olimpíadas de Atenas. "Estou vendo muita diferença. A equipe está com mais vontade de treinar. O time ainda não tem uma cara, por causa da falta de entrosamento, mas, depois de disputar os amistosos, acredito que ele vai começar a ter as suas características próprias para o Mundial", concluiu.
 
Mesmo os mais experientes, como o jogador Adalberto, acreditam no potencial do grupo e apóiam a decisão de se formar uma nova equipe. "É muito importante essa renovação, para que possamos atingir nosso objetivo a longo prazo, que é garantir a vaga olímpica para 2008", afirmou o armador, que disputou os últimos Jogos Olímpicos e irá fazer a próxima temporada no Gaeta Sport Club, da Itália. "Todos os atletas que compõem o grupo atual já participaram de campeonatos mundiais pela categoria júnior e são titulares em seus clubes. Eles têm bastante vivência de jogo. A gente acaba extraindo coisas e jogadas dos mais novos, o que vira uma troca de favores: um serve de espelho para o outro, e isso é muito legal. Em outras seleções isso não existia".

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS