Jogos Escolares | Da Redação | 11/07/2020 10h36

Fórum do Desporto Escolar do MS terá participação de campeã olímpica

Compartilhe:

A Federação do Esporte Escolar de Mato Grosso do Sul (FEEMS) junto à Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), realiza na próxima segunda-feira (13), às 19h (horário de MS), o 1º Fórum do Desporto Escolar do MS, com o tema “O esporte escolar, formação esportiva e legado educacional”. A judoca Sarah Menezes, medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Verão de 2012, em Londres, na Inglaterra, participará do evento e abordará os desafios e a importância do desporto escolar de base na formação dos atletas de alto rendimento.

A piauiense, atualmente com 30 anos, entrou para a história do esporte nacional ao se tornar a primeira mulher do país a conquistar uma medalha de ouro no judô em Jogos Olímpicos. O encontro on-line prossegue na terça-feira (14), e debaterá ideias e políticas públicas de incentivo ao esporte escolar do Estado e também a nível nacional.

O primeiro dia do Fórum terá a participação do diretor-presidente da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), Marcelo Ferreira Miranda; do presidente da CBDE, Antônio Hora Filho; do presidente da FEEMS, Marco Antônio Aguilera; da secretária municipal de Educação de Campo Grande, Elza Fernandes Ortelhado, com mediação do jornalista Átilla Eugênio.

De acordo com o diretor-presidente da Fundesporte, o evento pode mostrar a força de Mato Grosso do Sul no esporte à nível escolar. “Essa é uma oportunidade para demonstrarmos que Mato Grosso do Sul é referência nacional quando o assunto é desporto escolar. Desde que assumimos a Fundesporte, em 2015, houve uma reestruturação deste segmento tão importante, principalmente em relação aos Jogos Escolares, com novo sistema de hospedagem e formato de disputa, garantindo maior participação dos municípios. Valorizamos também os talentos esportivos e os profissionais de Educação Física por meio do programa de treinamento nas escolas estaduais”.

No dia seguinte, terça (14), a discussão será entre docentes do curso de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Christianne de Faria Ravagnani e Joel Saraiva Ferreira, além do diretor-presidente da Fundação Municipal de Esportes de Campo Grande (Funesp), Rodrigo Terra. A jornalista Eva Regina Paz será a mediadora.

Segundo o presidente da FEEMS, Marco Aguilera, o Fórum do Desporto Escolar do MS visa o futuro do esporte. “Acreditamos que ações como essas garantem o entendimento dos papeis de cada instituição no fomento do esporte escolar, que tem se mostrado essencial para seleção de atletas de base. Entendemos que essas iniciativas visam o futuro do esporte do nosso Estado e, consequentemente, do pais. O esporte na escola é o grande aliado na formação dos nossos pequenos e promissores atletas”.

A página oficial da FEEMS no Facebook fará transmissão ao vivo do evento, a partir das 19h (de MS). Os interessados em participar podem realizar inscrição gratuita (inscrição). Certificados serão emitidos após o evento aos inscritos.

*Com informações da Fundesporte

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS