Jogos Escolares | Da redação | 17/10/2017 11h41

Fundesporte insere Basquete 3×3 na competição

Compartilhe:

A Fundesporte inovou nos Jogos da Juventude de Mato Grosso do Sul (Jojums) e inseriu o basquete 3×3 na competição deste ano. Vinte equipes participaram da estreia da modalidade que passa a integrar os escolares do Estado. Os jogos foram disputados no Círculo Militar e no Centro Municipal de Treinamento de Campo Grande, entre os dias 7 e 8 de outubro.

“Nossa intenção é estimular a prática do basquete nas escolas, dar mais uma opção de esporte e treinamento para os professores de Educação Física. O basquete 3×3 é uma modalidade olímpica que demanda poucos recursos para ser praticada e pode ser inserida no ambiente escolar”, justificou o gerente- geral de Desenvolvimento de Atividades Desportivas (Gedel) da Fundesporte, professor Paulo Ricardo Nuñez.

A iniciativa foi bem recebida pelos praticantes do basquete que passaram a ter mais uma opção de prática esportiva. “É um esporte bastante diferente do basquete 5×5. É interessante porque são necessários menos atletas para formar um time o que já permite o início do trabalho e pode estimular mais alunos a quererem praticar. Também é uma oportunidade de premiarmos nossos alunos mais dedicados do 5×5 que podem disputar duas modalidades nos escolares”, disse a técnica Michelle de Dourados que fez uma preparação específica para a disputa do 3×3.

A estratégia deu resultado. Os trios comandados pela professora chegaram às finais. No masculino, os garotos da Escola Anglo de Dourados foram os melhores de 14 times. Eles venceram Água Clara, na semifinal por 18×14 e bateram Maracaju na final por 15×14. O terceiro ficou com Ponta Porã.

No feminino, o título foi da Escola Dom Aquino de Três Lagoas que venceu o Anglo de Dourados por 13×7. O bronze ficou com a Escola Fátima Gaioto de Nova Andradina, vencedora do basquete 5×5. Seis equipes estiveram na disputa.

Os Jojums são promovidos pela Fundesporte e incluem 15 modalidades divididas em três etapas: basquete e vôlei; futsal e handebol; e individuais com: atletismo, badminton, basquete 3×3, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, vôlei de praia, tênis de mesa e xadrez. O basquete 3×3 não faz parte da programação nacional e, portanto, não é classificatório para os Jogos Escolares da Juventude (JEJ) – etapa 15 a 1 7 anos. As demais são seletivas para o brasileiro escolar.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS