Jogos Escolares | Fundesporte | 17/11/2008 03h37

Mace fatura a medalha de bronze nas Olimpíadas Escolares

Compartilhe:
Depois de perderem semifinal de virada, garotas da Mace se recuperaram e faturaram o bronze. Depois de perderem semifinal de virada, garotas da Mace se recuperaram e faturaram o bronze. (Foto: Foto: Luciana Nassar/Fundesporte)

João Pessoa (PB) - As paraibanas do Colégio Q.I. lutaram bastante, mas foram derrotadas pelas sul-mato-grossenses da Mace por 3 sets a 2, parciais de 25/27, 25/19, 20/25, 25/21 e 15/7, na manhã deste domingo, dia 16, e ficaram de fora do pódio da Primeira Divisão do vôlei feminino nas Olimpíadas Escolares 2008. Na disputa pelo ouro, o Colégio Odilon Braveza, do Ceará, venceu o Colégio Ideal (DF) por 3 sets a 0, parciais de 25/15, 25/19 e 25/14.

O Ginásio Dumerval Trigueiro, em João Pessoa (PB), recebeu poucos, mas barulhentos torcedores que apoiaram a equipe local. Comandadas pela talentosa levantadora Jaqueline Santos e pelos poderosos saques da meio-de-rede Renata Alves, as paraibanas ficaram duas vezes na frente no placar.

A derrota nas semifinais por 3 sets a 2, quando venciam o jogo por 2 a 0, deu um combustível a mais na cabeça das jogadoras da Mace (MS). A capitã Priscilla Esbizaro estava emocionada após a vitória. Foi ela quem marcou o ponto decisivo do jogo, ajoelhou na quadra e não segurou o choro.

"Jogamos muito mal ontem (nas semifinais), mas vencemos e vamos subir no pódio. Isso é o que importa", disse a jovem de 1,74m e fã da medalhista olímpica Shelda.

Na final, as cearenses usaram a tática das cubanas (com duas levantadoras em quadra) para subir no degrau mais alto do pódio. Detalhe: nenhuma atleta da equipe tem 17 anos. São quatro meninas de 15 (Lígia, Anik, Lívia e Lia) e seis de 16 na equipe. Destaques para a ponta Crislane, a levantadora e capitã Mayra e a meio-de-rede Priscila, de 1,87m.

No time capixaba, a central Maira, de 1,82m e 16 anos, bem que tentou mas não conseguiu ajudar suas companheiras a alcançar o título. Convocada para a seleção brasileira juvenil, após disputar o Brasileiro da categoria, ela já viajou boa parte do país por causa do esporte.

"Conheço o Pará, Paraná, Santa Catarina, Paraíba, Maranhão, Rio Grande do Norte, Minas Gerais... Pena que eu não conheci Saquarema, onde a seleção juvenil treinou em junho desse ano por problemas com a federação de Brasília", lamentou.

As Olimpíadas Escolares 2008 integram um projeto sem precedentes na história do esporte estudantil brasileiro e são fruto de uma parceria do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) com o Ministério do Esporte, com o apoio das Organizações Globo e a participação da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PB).

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS