Judô | Com Fundesporte | 07/11/2022 09h28

Atletas representam MS em Mundial de judô paralímpico

Compartilhe:

A seleção brasileira de judô paralímpico desembarcou na cidade de Baku, no Azerbaijão, rumo ao Campeonato Mundial da modalidade. A competição ocorre até o dia 11 de novembro, organizada pela Federação Internacional de Desportos para Cegos (IBSA, na sigla em inglês). É a primeira vez na história do evento que atletas cegos e com baixa visão competem separadamente, em classes distintas.

Entre os 33 membros da delegação, destacam-se a judoca Hellen Machado e a treinadora Talitha Silva, ambas sul-mato-grossenses. Hellen é beneficiária do Bolsa Atleta, enquanto Talitha é favorecida pelo Bolsa Técnico, programas do Governo do Estado, viabilizados pela Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), que disponibilizam ajuda financeira a atletas e técnicos que se sobressaem no cenário esportivo.

“Não posso medir em palavras a emoção de ver nossos atletas e técnicos alçando voos tão altos”, declara o diretor presidente da Fundesporte, Silvio Lobo Filho. “Essa é uma conquista de todo o Mato Grosso do Sul, fruto de uma política que investe no esporte paralímpico como jamais se investiu. Com certeza nossas representantes orgulharão nosso estado, independente do resultado da competição”, conclui.

No total, são 21 judocas e 12 membros da equipe técnica na delegação brasileira, divididos entre seleção principal e seleção jovem, da qual as sul-mato-grossenses fazem parte. Hellen compete na categoria -57 quilos, classe J2, onde há a percepção de vultos e definição de imagem. Os que nada enxergam se enquadram na classe J1. O campeonato abre o ranking de classificação para as Paralimpíadas de Paris, na França, que ocorre em 2024.

Confira abaixo a lista de brasileiros convocados:

Seleção Principal

Alana Martins Maldonado (AMEI/SP)

Antônio Tenório da Silva (ITC/SP)

Arthur Cavalcante da Silva (ICEMAT/MT)

Brenda Souza de Freitas (CEIBC/RJ)

Elielton Lira de Oliveira (AMJ/SP)

Érika Cheres Zoaga (ARDV/MT)

Harlley Damião Pereira de Arruda (ITC/SP)

Lúcia da Silva Teixeira Araújo (ITC/SP)

Meg Rodrigues Vitorino Emmerich (ITG/PR)

Rayfran Mesquita Pontes (ICEMAT/MT)

Roberto Nunes da Paixão (URECE/RJ)

Rosicleide Silva de Andrade (ADEVIRN/RN)

Wilians Silva de Araújo (CEIBC/RJ)

Seleção Jovens

Giulia dos Santos Pereira (ITC/SP)

Hellen Cordeiro Machado (ISMAC/MS)

Larissa Oliveira da Silva (CFCP/PA)

Marcelo Adriano de Azevedo Casanova (CRJ/RS)

Rebeca de Souza Silva (AMEI/SP)

Sérgio Fernandes Júnior (CEIBC/RJ)

Thiego Marques da Silva (AEPA/PA)

Victoria Emily Batista Vale (ASFAM/PA)

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS