Kart | Da redação/com Assessoria | 13/08/2015 16h39

Estadual de Kart começa neste final de semana no Kartódromo Ayrton Senna

Compartilhe:

Campo Grande - Depois de 8 meses sem corridas, e desta vez sem o aporte financeiro da Fundesporte, a AFKP - Associação Fórmula Kart Pantanal realiza a 1ª etapa do Campeonato Estadual de kart de MS, no Kartódromo Ayrton Senna, de Campo Grande, nos dias 15 e 16 de agosto de 2015.

Esta será a primeira etapa gerenciada pela associação, que assumiu também a administração do Kartódromo de Campo Grande desde março, após Wagner Coin substituir, o falecido, Valdemir Terra na Presidência da FAMS (Federação de Automobilismo de MS), em janeiro deste ano.

Está previsto a participação de 12 pilotos na categoria SF4, e 14 na Executive, todos de Campo Grande. Entre eles estarão estreantes, contemporâneos, e renomados pilotos, como Jefferson Endo, ex-piloto da StockCar Ligth 2006, e José Roberto tricampeão brasileiro Endurance, de carros protótipos, categoria P2.

Os pilotos das categorias SF4 e Executive disputarão duas corridas cada, valendo pontos para o campeonato de pilotos. Ao todo serão 4 corridas a serem realizadas na manhã de domingo. No sábado, teremos treinos preparatórios e classificatórios para as corridas. A entrada é gratuita, porém, a organização estará arrecadando 1 kg de alimentos não perecível que será doado ao Projeto Gol, instituição beneficente que atende crianças carentes do bairro Danúbio Azul, que fica entre o bairro Estrela Dalva e Parque Dos Poderes.

O campeonato Estadual de Kart de MS 2015 será disputada em 4 fim de semanas, em duas categorias (SF4 e Executive), e 8 corridas para cada categorias. As demais etapas estão marcadas para os dias: 27/9, 25/10 e 22/11 em Campo Grande. Porém a última etapa pode ser que seja realizada no novo Kartódromo de Ponta Porã/MS.

Temporada de novidades - A mudança na diretoria da Federação (FAMS) trouxe drásticas mudanças no automobilismo sul-mato-grossense, especialmente no kart, em que desde março, os próprios pilotos de kart estão se organizando para promover e pagar as contas das corridas e do kartódromo, de propriedade da FAMS, desta vez sem apoio do governo. 

A previsão é de realizar 4 etapas, com provas duplas. Diferentemente dos anos anteriores, em que somava-se os resultados das duas provas apenas para conhecer os vencedores, só então pontuavam para o classificação do campeonato de pilotos. Agora o resultado de cada corrida vale ponto para o campeonato. Haverá o descarte do resultado de uma corrida, a pior, mesmo que o mesmo não participe.

Outra novidade é que não terá mais a divisão por idade (Graduados e Seniores), apenas por motorização. Sendo que a SF4 adotam motores Honda GX 390, 4 tempos, menos potentes, enquanto os da Executive possuem motores IAME MY-9 (CBA-2010), IAME MY-10 e KTT M02–10 (CBA-2010), 2 tempos, mais potentes e rápidos. 

Quanto ao peso, ambas categorias terão peso mínimo (kart/piloto) de 170 kg. Porem, para a categoria Executive, a nova regra exige o acréscimo de lastro (3 kg ao 1º, 2 kg ao 2º e 1 kg ao 3º colocado) para os 3 melhores de cada corrida. Sendo os pesos acumulativos, com o máximo de 10 kg de lastro. Uma vez obrigado a usar lastro só poderá retirar 3kg, de cada vez, na prova seguinte, caso o mesmo obtenha resultado abaixo da 4º colocação na prova.

O kartódromo Ayrton Senna fica localizado a rua Bento de Souza, Nova Capital, ao lado do bairro Moreninha II, saída para São Paulo.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS