Luta Olímpica | Lucas Castro | 20/04/2019 15h46

MS é campeão geral de Luta Olímpica na Seletiva Nacional de Combat Games

Compartilhe:

Mato Grosso do Sul é o estado campeão geral por equipes de Luta olímpica/Wrestling, no estilo livre, da Seletiva Nacional de Combat Games 2019. A competição, que teve início no dia 18 e vai até este domingo (21), em Brasília-DF, é organizada pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE).

O torneio é classificatório ao Campeonato Mundial Escolar de Combat Games da Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF), que ocorrerá de 16 a 21 de junho, em Budapeste, capital da Hungria.

A delegação sul-mato-grossense de luta olímpica foi à capital federal com quatro atletas e um técnico, Agnaldo Pereira dos Santos. Destes, três foram medalhistas e garantiram o estado no topo do pódio por equipes/unidades federativas.

Paulo André Goncalves da Silva, de Campo Grande, foi ouro no wrestling estilo livre, até 68 quilos e garantiu 13 pontos. De acordo com o regulamento da CBDE, classifica-se para o Mundial somente o campeão de cada categoria de peso em disputa. Portanto, Paulo André está com passaporte carimbado para a capital húngara.

Paulo André vai para o Mundial Escolar (Foto: Arquivo pessoal)

O campo-grandense Dan Ryan Ferreira Borges ficou com o bronze na categoria até 57 quilos e obteve sete pontos. Pelo estilo greco-romano, Andrelino Santos Gomes, de Aquidauana, faturou a medalha prateada, com pesagem até 62 quilos.

Dan Ryan (amarelo) assegurou o bronze (Foto: Arquivo pessoal)

O único a não subir no pódio foi Pedro Henrique de Oliveira Cordova, de Chapadão do Sul, que ficou em oitavo ligar. No entanto, teve papel fundamental para que Mato Grosso do Sul garantisse o lugar no ranking geral da Seletiva Nacional de Combat Games. A CBDE pontua até o oitavo colocado e o atleta da região do Bolsão, portanto, obteve um ponto na competição, suficiente para superar o estado de São Paulo no pódio.

Andrelino foi prata no estilo greco-romano (Foto: Arquivo pessoal)

“Fiquei surpreso, não esperava ser campeão. Esperava ficar pelo menos entre os quatro primeiros”, revela o técnico Agnaldo Santos, ao Esporte Ágil.

Agnaldo Santos comandou delegação de MS no wrestling (Foto: Arquivo pessoal)

Além da luta olímpica, o evento esportivo teve disputas do judô, karatê e taekwondo. Mato Grosso do Sul teve delegação composta por 28 atletas de todas as modalidades, exceto karatê.

De acordo com a CBDE, entre atletas, técnicos e membros das delegações, a capital federal deve receber quase mil participantes, o que torna o evento o maior já realizado do segmento no Brasil.

Medalhas e troféu de MS (Foto: Arquivo pessoal)

Segundo o chefe do Departamento Técnico da Federação Escolar de Esportes de Mato Grosso do Sul (FEEMS), Anderson Jara Otaño, todos os atletas tiveram as despesas (alimentação, hospedagem e transporte aéreo) custeadas pela CBDE. A entidade esportiva escolar também arcará com os custos para o Mundial em Budapeste.

“Isso facilita muito a realização as seletivas estaduais, bem como o encaminhamento de equipes para o nacional. O atleta que se classifica no seu estado para o nacional, praticamente tem despesa zero. Ele paga somente a taxa de inscrição, que já inclui as despesas”, explica Otaño, ao Esporte Ágil.

O Esporte Ágil acompanha a participação dos atletas de Mato Grosso do Sul em todas as modalidades na Seletiva Nacional de Combat Games 2019 e, em breve, trará mais informações e resultados sobre o judô e taekwondo.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS