Lutas | Da Redação | 02/07/2011 11h44

Vitória vai disputar Mundial de judô para cegos nos Estados Unidos

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - A partir da próxima segunda-feira, dia 4, seis atletas do Judô para cegos e um time de Goalball começam fase de treinamento especial, com foco nos Jogos Mundiais de Jovens da IBSA. A competição começa no dia 12, em Colorado Springs, nos Estados Unidos, e vai até o dia 17.

O objetivo do treinamento, que acontecerá no Instituto Benjamin Constant, no Rio de Janeiro, é dar maior entrosamento ao grupo e preparar os atletas físico e mentalmente para uma competição de alto nível.

"Esta etapa de treinos é importante porque, para muitos dos meninos, esta será a primeira viagem internacional e a primeira participação em uma grande competição", explica Sandro Laina, presidente da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes visuais (CBDV), responsável pela missão.

"A participação nesse evento é uma etapa importante na preparação de jovens atletas, que devem estar no auge de suas carreiras em 2016, quando os Jogos Paraolímpicos serão aqui no Brasil. É bom eles se acostumarem com grandes competições desde cedo", complementa Laina.

As maiores esperanças de medalha do Brasil estão no judô, que conta com Victória Santos na equipe. A jovem atleta já conta com bons resultados e participação em grandes eventos, como o Mundial da IBSA 2011, que ocorreu na Turquia no mês de abril.

Victoria é considerada uma das judocas mais técnicas do país. Com apenas 17 anos, a atleta de Campo Grande, MS, nasceu com baixa visão e descobriu o treina   desde os onze anos em Campo  Grande como professor Jansser Lorimer na  associaçao  MIfune de Judo/CAIRA/MS.  A breve carreira, porém, inclui resultados expressivos no currículo. A garota trouxe da Turquia, em 2010, a medalha de bronze no Mundial adulto. Caçula da seleção, a atleta sonha com as Paraolimpíadas de Londres e do Rio 2016.

O Mundial de Jovens da IBSA
Os Jogos Mundiais para Jovens, promovido pela Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA), existe desde 2005 e tem como objetivo a formação e revelação de novos talentos. Estudantes entre 12 e 19 anos podem participar.

O Brasil marcou presença em todas as edições do Mundial até agora.


Convocados:


Judô
Arthur Barbosa Felipe (Sedef/RN)
Arthur Cavalcante da Silva (Advim/RN)
Bruno Fernando da Silva Marques (IBC/RJ)
Rayfran Mesquita Pontes (Projeto Solidário/PA)
Victória Santos de Almeida e Silva (Caira/MS)
Willians Silva de Araújo (IBC/RJ)

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS