Mountain Bike | Olimpíada Todo Dia | 29/09/2020 09h52

Astro brasileiro do mountain bike estreia na Copa do Mundo

Compartilhe:

De contrato renovado com a equipe Cannondale Factory Racing, o astro brasileiro do ciclismo mountain bike, Henrique Avancini, disputa nesta terça-feira (29) a etapa de Nove Mesto, na República Tcheca, da Copa do Mundo da modalidade.

Além de Henrique Avancini, atual número dois do ranking mundial, o Brasil terá Edson de Rezende Junior, Guilherme Muller e Luiz Cocuzzi na prova masculina. No feminino, Letícia Cândido e Raiza Goulão serão as representantes.

Short track e cross country olímpico.


A Etapa de Nove Mesto marca a retomada das competições de mountain bike. Terá duas provas de short track e duas de cross country olímpico.

Na abertura da competição, Avancini vai disputar o cross country short track, uma prova com menor distância e muito intensa. Já na quinta-feira (1º), será a vez do cross country olímpico, que é a prova mais cobiçada justamente por fazer parte do programa olímpico.

Na sexta-feira (2), os ciclistas fazem outra prova de short track, para novamente competir o cross country olímpico no domingo (4).

E tudo sem público. Havia uma esperança de que cerca de 3 mil espectadores diários acompanhariam as provas. Mas com pandemia ainda fazendo estragos e para a proteção dos atletas, a organização da Copa do Mundo decidiu não autorizar a entrada de público.

Contrato novo
Poucos dias antes de voltar pra valer a competir, Avancini anunciou a renovação de contrato com a Cannondale Factory Racing, ou CFR. O novo compromisso vai até 2023. Além dele, a equipe manteve o alemão Manuel Fumic, que tem fortes laços de amizade com o brasileiro.

Ano passado, a dupla ficou com a medalha de prata do ABSA Cape Epic, na África do Sul, a principal prova de ultramatona de mountain bike do mundo. Por aqui, venceram o Brasil Ride em 2018, uma das principais do mesmo estilo nas Américas.

Em 2021, os dois e os demais companheiros de equipe devem participar das principais competições do cenário global, passando por etapas de Copa do Mundo de MTB, campeonatos mundiais, Jogos Olímpicos e stage races.

Copa do Mundo


Na última temporada da Copa do Mundo de mountain bike, Henrique Avancini terminou na terceira colocação geral. Campeão mundial de cross contry maratona em 2018, uma versão mais longa e mais dura do MTB, o brasileiro vem embalado para a batalha na cidade tcheca de Nove Mesto.

Na retomada das competições internacionais, Avancini conquistou a Strabag Cup, também na República Tcheca. E antes da pandemia paralisar o esporte de forma geral, Avancini vinha de uma sequência de vitórias na Copa Catalana, na Espanha, e na CIMTB, em Araxá (MG).

O adversário e os concorrentes


O suíço Nino Schurter domina o mountain bike. Sua hegemonia já é sólida e ainda está em construção. O atual campeão olímpico, já que faturou na Rio-2016, soma oito títulos mundiais (cinco consecutivos) e seis da Copa do Mundo (três consecutivos). Ele é o cara a ser batido e acompanhado de perto.

Na briga direta com Avancini está o holandês Mathieu van der Poel, atual vice-campeão da Copa do Mundo e campeão europeu. Da nova geração vem o espanhol Jofre Cullell, terceiro colocado na Copa do Mundo sub-23 ano passado. O sul-africano Alan Hatherly, campeão mundial sub-23 em 2018, também vem chegando junto.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS