Natação | Da redação/com Diário Online | 04/03/2014 14h26

Em busca de sonho olímpico, corumbaense vai nadar em São Paulo

Compartilhe:

Corumbá (MS) - Uma das principais promessas da natação de Corumbá, o atleta Pedro Henrique da Silva Castro, 18, passa a treinar no estado de São Paulo. Ele vai integrar a equipe de natação da cidade de Presidente Prudente, no interior paulista, onde também vai cursar a faculdade de Educação Física. O atleta corumbaense já está lá e deve participar de sua primeira competição pela equipe prudentina no começo de março.

“Chegou a hora, o Pedro Henrique recebeu convite para nadar no Prudentina e o clube oferece hospedagem, alimentação e a bolsa para a faculdade particular de Educação Física”, contou Pedro Jorge de Castro, que é pai e treinador dele. “O clube tem estrutura melhor, que é o que ele precisa agora para evoluir. O Pedro Henrique pela primeira vez vai treinar em piscina de 50 metros. Corumbá não tem. Em São Paulo há praticamente três competições por mês”, completou o pai e agora ex-treinador.

Pedrão, como é mais conhecido na cidade, explicou que o filho, ao sair de Corumbá, busca também a concretização do sonho olímpico. “Lá em Prudente são treinos seguidos, sem parar no carnaval. Terá a primeira competição no dia 08 de março. O Pedrinho é atleta de alto nível, precisa ter estrutura, aqui demos a estrutura possível, no limite. Ele vai atrás de um sonho de ir para a Olimpíada de 2016. Tem dois anos para treinar e alcançar o índice olímpico. Se não conseguir chegar em Olimpíada, já falei para ele que se forme na faculdade que o clube está garantindo. O estudo é para a vida toda. Mas, também tem Olimpíadas em 2020”, lembrou.

O sonho olímpico é possível, porque Pedro Henrique sempre teve um bom desempenho nas piscinas. “Sempre esteve entre os três melhores na categoria, mas é o Brasil inteiro correndo atrás do mesmo sonho”, observou o pai que vê a necessidade de o jovem melhorar o desempenho no nado costa, embora tenha tempo “expressivo“ para “dominar os quatro estilos do medley”, que é a prova dele.

Federado aos 9 anos de idade e competindo oficialmente a partir daí, Pedro Henrique conquistou as primeiras medalhas, em competição nacional, ao 13 anos num torneio em Manaus. Trouxe dois bronzes para Corumbá. De lá para cá, se consolidou e se destacou expressivamente no cenário da natação sul-mato-grossense.

“A competição que me marcou foi em Vitória (ES). Na época, nadadores usavam aqueles maiôs especiais, que te davam ganho de tempo. Não tinha condição de comprar esse macacão, de 2 mil reais. Ele nadou a prova só de short e classificou para a final. Alugamos um maiô especial por 60 reais, era o que dava para pagar.  O macacão ficou pequeno e rasgou nas nádegas durante o alongamento. Falei que a decisão de nadar com macacão rasgado era dele, se quisesse sair da prova não tinha problema. Ele nadou e trouxe a medalha de segundo lugar. Me emocionou bastante”, contou o pai ao lembrar que ao longo da carreira em Corumbá, Pedro Henrique conseguiu apoios constantes da Prefeitura  local e da professora Mônica Philbois, que “também o treinou e foi parceira em toda a sua trajetória. Sempre esteve presente e deu esse apoio com a academia”.

Aos 18 anos, o jovem nadador se diz ansioso pela mudança de vida, pronto para o desafio e levando sempre os ensinamentos do pai na cabeça. “Estou ansioso mesmo, sei que vou ficar com saudades da família e amigos, mas é preciso para evoluir e espero crescer bastante na natação, conseguir medalhas em brasileiros, conseguir vaga para sul-americano e mundiais. Meu maior sonho é chegar às Olimpíadas. Mas também tenho que focar nos estudos, que não posso deixar de lado. Meu pai sempre diz que em primeiro lugar é o estudo; em  segundo lugar o estudo e em terceiro a natação. Vou me dedicar”, disse antes de viajar para Presidente Prudente.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS