Natação | Da redação/com Diário Online | 06/12/2013 10h42

Estadual de Natação deve reunir 300 atletas em Corumbá neste fim de semana

Compartilhe:

Corumbá (MS) - Corumbá sedia neste final de semana, 7 e 8, o Campeonato Estadual de Natação. Cerca de 300 atletas de todo o Mato Grosso do Sul vão participar da competição. As provas serão realizadas no sábado e domingo no parque aquático do Corumbaense Futebol Clube.

A equipe de Corumbá contará com quase 50 atletas em todas as modalidades disputadas. “Essa competição é uma valorização para o esporte em Corumbá, é uma das principais do Estado. Reúne todas as categorias, desde crianças de nove anos e é sem limite. Em nossa equipe, por exemplo, temos um atleta com mais de 60 anos. Neste ano, contamos com apenas 47 atletas na disputa, o que é considerado um número baixo. No ano passado tínhamos mais de 70 atletas de nossa cidade. Essa queda se deve à falta de investimentos no esporte, foi um ano difícil para a natação corumbaense”, disse a professora de natação Mônica Philbois.

O Campeonato Estadual contará com três troféus: o ‘Jean Saliba’, da competição Estadual das categorias Mirim e Petiz; o troféu ‘Sérgio Cabrita’, para Juvenil, Júnior e Sênior e troféu ‘AlfioPozzi’, da categoria Master.

As disputas serão durante o dia e a entrada é gratuita. Na sexta-feira, dia 6, será realizado o congresso técnico, no sábado e domingo, dias 7 e 8, as provas começam às 8h30. A premiação geral será no domingo, após a conclusão de todas as provas.

Em casa

Os atletas da cidade destacam que estão satisfeitos em competir em casa, afinal, é uma economia para o bolso. “Competir em casa é bem melhor, pois é economia, afinal não teremos que arcar com condução, estadias, alimentação, e teremos a família por perto, amigos. Depois vamos direto para casa, é bem mais tranquilo. Há cinco anos estou na natação como federado e já participei de várias competições. Meu melhor resultado foi em uma competição do Centro-Oeste no ano passado, fiquei entre os três melhores. Agora, estou me dedicando para essa disputa, de certa forma é uma obrigação ganhar, afinal, já conhecemos a piscina, o clima e estamos mais descansados. Vou competir nas modalidades 200 medley, 200 livre, 100 metros borboleta e nos três revezamentos”, contou o atleta Nathan Jesus da Silva, de 14 anos.

Há aqueles que irão competir pela primeira vez em casa, como é o caso do nadador Eduardo Marcelino Mendes Mascarenhas Júnior, de 12 anos. “Treino há cerca de três meses e escolhi a natação, pois eu precisava melhorar a respiração. Comecei como uma opção para a saúde e hoje estou adotando como algo que me deixa disposto, entusiasmado. Vou competir pela primeira vez na piscina onde treino e isso com certeza me deixará mais calmo”, frisou o atleta.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS