Natação | Da redação | 14/05/2018 10h28

Festival de natação promove a inclusão de jovens com deficiência

Compartilhe:

A Fundação Municipal de Esportes (Funesp) promoveu no último sábado (12), o primeiro Festival de Natação. O evento reuniu no Centro Municipal de Formação Esportiva 9 Cemte) 150 alunos do Projeto Jovem Talento Esportivo.

A iniciativa contou com o apoio dos professores Fabrizio Filgueiras, Anderson Volpato e Marcia Galdino. Para o professor Fabrizio Filgueiras, a
tarde foi muito especial. “Foram muitos dias de preparação e o evento marcou uma tarde onde reuniu várias famílias que vieram trazer e
prestigiar seus filhos em um esporte que motiva a vida dos alunos em seu dia a dia. Isso traz mais união a família ”, explicou.

O chefe da Divisão das Atividades Sistemáticas, Vanderlei Sandim, explica que a oficina de natação atende crianças, jovens, adultos e idosos, incluindo pessoas com deficiência. “O atendimento feito nas oficinas está voltado para toda a população, mas esse festival foi direcionado às crianças e não teve caráter de competição e sim de participação. O principal objetivo é a socialização com os colegas e a vivência prática esportiva nessa modalidade”, enfatizou.

Crescêncio Pereira de Souza conta que a modalidade trouxe mais saúde para os seus filhos e gerou inclusão dos jovens com Autismo. “Eles começaram ano passado e a natação ajudou muito no desenvolvimento físico e social dos meninos. Meus filhos sofrem de ansiedade muito acentuada por causa do grau da deficiência que eles têm. Mas com a natação diminuiu muito e eles estão tendo um bom rendimento na escola, mais atenção nas atividades de rotina, estão se alimentando melhor e isso traz muita alegria para toda a família”, disse.

Quem entrou recentemente na oficina também relata que já é possível sentir os benefícios. Praticante da natação há sete anos, João Pedro Magalhães Cordeiro, 11 anos, faz aulas de natação no Cemte no período da manhã, há um mês, e conta como a modalidade está ajudando o seu desempenho. “Estou muito ansioso. Esperei a semana inteira para chegar nesse dia do festival. Treinei muito e quero ter um bom resultado. Natação é o esporte que mais admiro. Quero sempre praticar e quem sabe um dia participar de grandes competições”, contou.

O evento contou também com a participação dos acadêmicos da Unigran- Campo Grande, como voluntários no auxílio das entregas das medalhas e de toda a organização. Além da natação, que acontece de terça à sexta-feira, das 7h15 às 12h15, e das 13h30 às 17h30, no Cemte, a modalidade é realizada também no Parque Tarsila do Amaral de terça a sexta-feira, das 7h às 10h, e das 13h às 18h para crianças de 4 e 14 anos.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS