Natação | Lucas Castro | 08/08/2019 15h22

Leonardo de Deus garante o bronze nos 200m costas em Lima

Compartilhe:
Mesmo não sendo sua especialidade, de Deus foi em busca do pódio nos 200m costas. Mesmo não sendo sua especialidade, de Deus foi em busca do pódio nos 200m costas. (Foto: Alexandre Loureiro/Cob)

Após garantir, na terça-feira (6), o tricampeonato nos 200 metros borboleta em Jogos Pan-Americanos, Leonardo Gomes de Deus, de 28 anos, faturou mais uma medalha para o Time Brasil na edição de Lima, no Peru, da competição intercontinental. O nadador de Campo Grande foi bronze nos 200 metros costas na natação, na noite desta quarta-feira (7).

Na prova, que não é sua especialidade, o campo-grandense ajudou a delegação verde e amarela a fechar o segundo dia da natação em grande estilo, com seis medalhas, mesmo número conquistado na estreia. O Brasil teve 14 representantes em todas as sete finais desta quarta-feira (7).

O sul-mato-grossense fez a marca de 1min58s73. O ouro foi para o estadunidense Daniel Carr, com 1min58s13 de prova. Nicholas Alexander, também dos Estados Unidos, conquistou a prata, com tempo de 1min58s30.

Em entrevista à equipe de reportagem do canal SporTV, Léo de Deus afirma que estava cansado da última prova de terça-feira (6), após obter o ouro nos 200m borboleta e o seu tri no Pan (2011, 2015 e 2019). “Eu fico com aquele gostinho de quero mais. Sabia que poderia estar nadando na casa do 1 minuto e 57 segundos alto, mesmo estando um pouco dolorido de ontem (6). Eu fui dormir muito tarde por causa do teste de doping que tive de fazer, cheguei, jantei e não consegui me recuperar direito. Então, talvez se eu tivesse um dia a mais para descansar, o resultado teria sido melhor, mas é mais uma medalha para o Brasil. Legal que fomos ao pódio em todas as provas masculinas hoje (6)”.

Léo de Deus já tem duas medalhas na bagagem no Pan de Lima (Foto: Alexandre Loureiro/Cob)

A prova teve a participação de outro brasileiro. Brandonn Pierry Cruz de Almeida nadou em 2min01s51 e terminou os 200 metros costas na sexta colocação.

Nas eliminatórias, mais cedo, Léo de Deus e Brandonn Almeida fizeram o mesmo tempo: 2min01s51.

De última hora

Leonardo de Deus chegou ao Peru de última hora. O atleta de Campo Grande foi convocado pela Confederação Brasileira de Desportes Aquáticos (CBDA), após Gabriel Santos ser suspenso por um ano por testar positivo em exame antidoping e cortado da delegação. A entidade só oficializou a convocação de Léo de Deus no dia 25 de julho, um dia antes do início dos Jogos.

O nadador tricampeão foi ao Pan após mau desempenho no Troféu Brasil de Natação, após lesão nas costas logo no primeiro dia. A competição servia de seletiva nacional, no qual obteve a 17ª colocação. No torneio, apenas os 16 primeiros seriam selecionados.

Leia também: Nadador de Campo Grande é tri nos 200m borboleta no Pan-Americano

O atleta teve ainda um embate nos bastidores, após acionar a justiça desportiva, em maio deste ano, para defender seu direito de estar em Lima-2019. Na ocasião, Léo de Deus questionou os critérios de convocação da CBDA para o Pan, alegando que possuía o melhor currículo entre os atletas brasileiros na competição intercontinental, com dois ouros. O nadador ainda destacou, na época, que no ranking pan-americano de 2018, ele era o segundo colocado dos 200 metros borboleta.

De Deus é filho de militar e, por este motivo, rodou por diversas cidades do Brasil. Ele já treinou na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de Brasília; Minas Tênis Clube, de Belo Horizonte-MG e Esporte Clube Pinheiros, de São Paulo-SP. Atualmente, treina na Associação Santa Cecília de Esportes, da Universidade Santa Cecília (Unisanta), de Santos-SP.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS