Natação | UFMS | 20/09/2020 08h24

Universidade conclui obras do Complexo Aquático

Compartilhe:

Foi realizada na sexta-feira, 11, a cerimônia de entrega da revitalização do Complexo Aquático da UFMS, na Cidade Universitária, com a presença de servidores e da administração central da Instituição.

Construído na década de 1970, o espaço estava fechado para atividades desde 2017. Depois do processo de readequação, priorizando as normas de segurança, o local está pronto para receber novamente a comunidade acadêmica. O local passou por adaptações de acordo com as normas do Corpo de Bombeiros. A recepção e os vestiários foram renovados e também serão colocados guarda-vidas em pontos estratégicos do local.

“Essa edificação foi construída em outro momento, quando as regras de segurança eram outras e, em muitas situações, nem existiam. A edificação hoje se manteve pela sua qualidade, porém as normas de segurança evoluíram e, nesse sentido, precisamos fazer a contratação de guarda-vidas, adequar os vestiários, então, na verdade, esse trabalho é de readequação de um projeto excelente, mas que pela ação do tempo e otimização das normas existentes precisou sofrer esse processo”, destaca o Pró-reitor de Administração e Infraestrutura, Augusto Malheiros.

“Com o tempo, vamos promover mais adequações e teremos a liberação da arquibancada, a readequação dos trampolins, mas hoje, para fins da academia, isso já está disponível”, complementa Malheiros.

A reabertura do Complexo Aquático irá beneficiar, principalmente, 80 acadêmicos do curso de Educação Física, cuja grade curricular é composta por disciplinas que envolvem atividades aquáticas.

Milene Bartolomei, diretora da Faculdade de Educação (Faed), unidade onde está lotado o curso, comemora a liberação do espaço para as aulas. “A piscina era uma espera do curso de Educação Física porque se configura como um laboratório de aula. Todos os semestres tínhamos que buscar outros parceiros para ter aula de natação, atividade que faz parte da grade curricular, então isso é um presente tanto para a Universidade, quanto para o curso e para a Faculdade de Educação”.

“Fico muito feliz pelo processo de entrega desse Complexo para os alunos e, conforme for passando a pandemia, vamos de alguma forma transformando essa sala de aula em um espaço de convívio com a sociedade de Campo Grande e Mato Grosso do Sul”, celebra o Reitor Marcelo Turine.

O chefe da Coordenadoria de Cultura e Esporte (CCE/Proece), Junior Vagner Pereira da Silva, ressalta que, além de sala de aula, o espaço também é essencial para o desenvolvimento de atividades esportivas e de extensão envolvendo a comunidade universitária de todos os cursos, servidores e, a médio prazo, a comunidade externa também. “Estamos trabalhando como vamos desenvolver esse projeto, se vão ter custos ou não e, em breve, assim que retornarmos às atividades presenciais no âmbito da Universidade, teremos isso já pronto e será disponibilizado para a comunidade”, finaliza.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS