Olimpíadas | Da redação | 22/07/2006 13h40

Atletas de MS estão participando das Olímpiadas Universitárias

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - Uma delegação sul-mato-grossense composta por 70 integrantes está participando no período de 22 a 30 de julho, em Brasília (DF), das Olimpíadas Universitárias 2006 (antigo JUBS).

A competição reúne mais de 2 mil alunos de 215 entidades de ensino superior na disputa de oito modalidades: atletismo, basquete, futsal, handebol, natação, judô, vôlei e xadrez. Destas, Mato Grosso do Sul só não participará do atletismo e do handebol.

Os atletas, selecionados nos Jogos Universitários de Campo Grande no mês de junho, vão representar a UFMS, a UCDB, o IESF, a UNIGRAN e a AEMS na competição.

"A participação dos universitários é de suma importância, pois além de incentivar a prática de esportes nas universidades, estamos mantendo em ritmo de competição os nossos melhores atletas", diz o presidente da Funesp, o professor João Rocha.

Histórico - A partir de 2005, as Olimpíadas Universitárias inauguraram uma nova era para o esporte universitário brasileiro. Fruto de uma parceria de oito anos (dois ciclos olímpicos) entre o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), o Ministério do Esporte e a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), o evento passou a substituir os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs).

Até a 52ª e última edição dos JUBs, em São Paulo, em 2004, a competição era realizada pela CBDU e pelo Ministério do Esporte, com apoio dos Governos e das Federações Universitárias dos estados que recebiam as disputas.

As Olimpíadas Universitárias, reunindo atletas entre 18 e 28 anos, são um evento anual, com etapas estaduais e nacionais. A organização nacional do evento é de responsabilidade do COB e da CBDU. As etapas estaduais são organizadas pelas Federações Universitárias de cada estado, com apoio do COB e da CBDU.

Nas seletivas estaduais, são definidas quais universidades representarão seu estado em cada uma das modalidades a serem disputadas na etapa nacional. Para a realização da etapa nacional, o Comitê Olímpico Brasileiro utiliza os recursos da Lei Agnelo/Piva, com base no percentual destinado ao desporto universitário.

Junto com as Olimpíadas Escolares, as Olimpíadas Universitárias integram um projeto sem precendentes na história do esporte estudantil brasileiro. Segundo o regulamento, somente podem participar da competição os alunos regularmente matriculados e efetivamente cursando Instituições de Ensino Superior públicas ou privadas, reconhecidas pelo Ministério da Educação. Vale lembrar que um mesmo aluno só poderá participar de até seis edições do evento.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS