Orientação | Da redação/com GB Esporte | 24/11/2013 14h15

Praticantes de orientação invadem ruas do centro histórico de Corumbá

Compartilhe:

Corumbá (MS) - Não estranhe se você estiver andando pelas ruas de Corumbá e, ao dobrar uma esquina, dar de cara com um atleta correndo com mapa e bússola na mão. Esta é a prova de orientação, uma das modalidades em disputa no Pantanal Extremo - Jogos de Aventura. Neste fim de semana, 80 atletas de elite percorrem as ruas e avenidas da cidade para completar um circuito no menor tempo possível.

As provas de orientação são divididas em duas etapas. A primeira foi disputada no centro histórico, na noite de sábado, e a segunda acontece na manhã deste domingo, na área rural da cidade, com largada prevista para as 8 horas (de MS). O presidente da Federação de Orientação de Mato Grosso do Sul, Lúcio Brandão Leal, explica que cada competidor recebe um chip eletrônico, um cartão de legendas e o mapa, onde estão traçados os pontos pelos quais todos devem passar.

- O chip fica preso ao dedo do atleta, para ele encostar no ponto. É emitido um sinal sonoro e luminoso, e em seguida ele sai em busca do próximo ponto - explica.

A distância percorrida em cada prova varia de 3,6 km entre as mulheres a 5,5 km entre os homens. O tempo médio de duração, para corredores de elite, fica entre 20 e 25 minutos. Não são necessários equipamentos, kits de hidratação ou mochilas para a prática da orientação.

O praticante de orientação Renan Matida, de 27 anos, participou da organização da prova em Corumbá. Ele conta que a cidade pantaneira é adequada para o esporte pois oferece muitas vielas e escadarias, que são obstáculos desafiadores aos atletas.

- Em qualquer cidade você pode encontrar regiões com vielas, parques ou áreas de mata. Ter um bom traçado de percurso é o diferencial, e cabe ao traçador de percurso dar o show ao evento. Aqui o mapeador levou três semanas para fazer a parte de mata e outras três para a parte urbana - diz.

A cerimônia de premiação da orientação está prevista para as 14 horas de domingo, na praça Generoso Ponce.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS