Pan-americano | Da Redação/Com Gazeta do Povo | 27/10/2011 10h15

Sul-mato-grossense Rafael Silva traz primeira medalha do judô brasileiro

Compartilhe:

Guadalajara, México - O judoca campo-grandense Rafael Silva fez uma opção ao aceitar disputar os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Ao invés de melhorar sua posição no ranking olímpico para Londres-2012, foi ao México tentar uma medalha. A troca valeu a medalha de prata para o judoca paulista. Foi a primeira vez que Rafael disputou um Pan.

Nesta quarta-feira, ele foi o primeiro brasileiro a subir ao pódio no judô em Guadalajara. Com duas punições por falta de combatividade, ele perdeu por um waza-ari, na final, para o cubano Oscar Brayson, vice-campeão mundial de 2009 e bronze nos Jogos Olímpicos de 2008. Antes, ele tinha vencido o norte-americano James Turner e o mexicano Ramon Flores.

“Ele conhecia o meu jogo, travou todos os golpes que eu tentava. Quando eu ia fazer uma entrada, ele fazia na minha frente. Isso acabou complicando. Os juízes interpretaram como falta de combatividade. Foi uma pena”, lamentou Rafael Silva após perder a disputa do ouro.

No último ranking divulgado pela FIJ (Federação Internacional de Judô), Rafael apareceu em oitavo lugar, com 678 pontos. O Pan não vale pontos para o ranking, mas as Copas do Mundo da Inglaterra e do Azerbaijão e o Grand Prix de Abu Dhabi, sim. Seu rival mais próximo, Daniel Hernandes, é o décimo da lista e usou o período para se aproximar. Com o ouro na Copa do Mundo de Liverpool, na Inglaterra, ele diminuiu em 66 pontos sua desvantagem, chegando a 652 pontos.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS