Paradesporto | Da redação | 16/03/2017 13h18

Douradenses convocados para a seleção embarcam para São Paulo

Compartilhe:

Nesta manhã de quarta-feira os três para-atletas douradenses que foram convocados para a seleção brasileira que irá disputar os Jogos Parapan-americanos juntamente com seu treinador embarcaram no Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira para São Paulo para se juntar aos demais integrantes da delegação.

Os para-atletas douradenses fazem parte do projeto Dourados Paralímpico que é mantido pela Prefeitura Municipal por meio da SEMED (Secretaria Municipal de Educação) e FUNED (Fundação de Esporte de Dourados) treinam de segunda à sexta-feira nas dependências do estádio Frédis Saldivar, o "Douradão" sob o comandado pelo profissional em educação física Antônio Pietramale, o "Toninho Pietramale".

Para São Paulo embarcaram os para-atletas Felipe Alves Marcelino de Almeida, 16; Igor Miranda de Souza, 16; e Paulo Henrique Andrade dos Reis, de 18 anos juntamente com o técnico deles, o profissional de educação física Antônio Pietramale, o "Toninho Pietramale" que também foi convocado como auxiliar-técnico pelo CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro).

Os para-atletas douradenses são filiados ao Comitê Paralimpico Brasileiro por meio da Associação Alecrim.
"Toninho Pietramale" atuará como auxiliar do técnico Fábio Dias de Oliveira Silva.
Os douradenses que tem grandes chances de conquistar medalhas nas competições estarão representando o Brasil nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens que neste ano serão realizados na cidade de São Paulo de 20 a 25 de março próximo.

De acordo com informações o CPB convocou 174 esportistas para competir nas 12 modalidades disponíveis da competição, e Dourados cedeu os três para-atletas para compor a equipe de atletismos.

Além dos competidores a CPB informou que a delegação e composta por 79 oficiais e oito acompanhantes, o que no geral a delegação brasileira terá 261 pessoas na missão.

Os Jogos terão onze modalidades e elas serão disputadas no CTPB (Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro) que foi inaugurado em maio de 2016 enquanto a modalidade de tênis em cadeira de rodas será disputada no clube Esperia.

Vale lembrar que a última edição dos Jogos Parapan-americanos foi realizada em Buenos Aires, na Argentina e o Brasil na oportunidade liderou o quadro geral das medalhas com 209 conquistas, sendo 102 de ouro, 65 de prata e 42 de bronze.

OS JOGOS

A cidade de São Paulo foi escolhida como sede dos Jogos Parapan-Americanos de Jovens deste ano e cerca de mil e 200 atletas, com idade entre 13 e 21 anos, de 20 países estão sendo esperados para participar do evento que contará neste ano com doze modalidades.

O evento será organizado pelo CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) que ficará também responsável por sediar a Assembleia Geral do Comitê Paralímpico das Américas, nos dias que antecederão a abertura do Parapan, e também por programar o Programa de Educação dos Jogos para Jovens, que terá como público-alvo os atletas, técnicos e dirigentes participantes.

Desde a primeira edição dos Jogos Parapan-Americanos de Jovens, que aconteceu em 2005, na Venezuela, o evento tem crescido cada vez mais.

Na primeira edição do Parapan de Jovens que aconteceu em 2005, na cidade de Barquisimeto, na Venezuela, o evento contou com 700 para-atletas de dez países e em 2009 com 14 países e 750 para-atletas estiveram presentes em Bogotá, na Colômbia.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS