Paradesporto | Olimpíada Todo Dia | 12/01/2021 11h29

Nadador Daniel Dias anuncia aposentadoria após Tóquio

Compartilhe:

Maior medalhista paralímpico da natação mundial, Daniel Dias anunciou nesta terça-feira (12) pelas redes sociais a aposentadoria após os Jogos Paralímpicos de Tóquio-2020. Ele tem 32 anos de idade.

Ao longo da carreira, Daniel Dias acumula 40 medalhas em Mundias de natação, sendo 31 de ouro, e 24 em Jogos Paralímpicos, sendo 14 douradas. Além disso, é o único brasileiro a ter três Troféus Laureus, considerado o “Oscar do Esporte”.

“Esta decisão já está tomada há um tempo, eu já venho traçando objetivos e o plano de anunciar a aposentadoria. Sou muito grato pela natação. Eu jamais imaginei que eu chegaria onde cheguei. Se eu fosse escrever, lá quando eu comecei há 16 anos atrás, tudo que eu conquistei, eu jamais eu iria conseguir escrever isso, colocar em palavras”, destacou o atleta.

Sobre a decisão de encerrar a carreira após Tóquio-2020, Daniel Dias disse que é “o final de um ciclo e fases da nossa vida. E sem dúvida é o maior evento do Movimento Paralímpico e poder dizer o adeus nesse evento, é um momento espetacular, um momento de muita alegria”. Assim, entre os dias 24 de agosto de 5 de setembro, ele deverá nadar quatro provas individuais e possivelmente um revezamento.

Futuro
Com a decisão da aposentadoria, Daniel Dias já planeja o futuro e não deixará de estar envolvido no esporte, já que atuará como membro da Assembleia Geral do Comitê Paralímpico Brasileiro e na Comissão Nacional de Atletas no biênio de 2020-2022. Além disso, estará mais engajado e à frente do Instituto Daniel Dias que visa a inclusão social por meio do esporte.

Mesmo emocionado, Daniel Dias se diz feliz com a decisão e convoca seus fãs para aproveitarem o ano de 2021 com ele.

“Não quero que seja uma despedida triste. Vai ser um momento de muita alegria, muitos sorrisos. Eu não tenho dúvidas disso. Como vocês sabem, eu passo a mensagem do #SorriaPraVida. E que nós possamos desfrutar deste momento, destas últimas braçadas, últimos mergulhos, últimos apitos. Que seja um momento de muita alegria não só para mim, mas para vocês que sempre me acompanharam, torceram e vibraram.”

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS